728 x 90
728 x 90

Educador, acredite em seu potencial

Educador, acredite em seu potencial

Não seja apenas mais um educador em sala de aula, seja uma referência para seus alunos e também para os seus colegas educadores.

Você já deve ter escutado essa frase: “Se você não acreditar no seu potencial, ninguém o fará”. É com base nela que escrevo o artigo de hoje e gostaria que você refletisse sobre as palavras que virão a seguir: educador, acredite em seu potencial, se você não o fizer, dificilmente alguém fará isso por ti.

É bem provável que você seja um professor, instrutor ou gestor de pessoas. Ótimo, trabalha com educação e desenvolvimento de adultos, mas como você se desenvolve? Como os seus alunos e clientes te enxergam? Todos sabem do seu potencial? Você sabe mais do que está escrito nos slides? Não seja apenas mais um educador em sala de aula, seja uma referência para seus alunos e também para os seus colegas educadores.

A primeira pessoa que deve acreditar nas suas competências é você mesmo. Valorize as suas pesquisas, seus estudos e os conhecimentos que leva para seus alunos. Comemore sempre que receber a atenção e o sorriso de um aluno, pois você se dedicou para isso e atingiu seus objetivos. É isso que te motiva todos os dias, não? É por isso que você entra em uma sala de aula, certo? Não cogite apenas ‘cumprir tabela’ ou ‘fazer o seu papel’, você é educador! As pessoas esperam muito de você.

Tenho recebido muitos e-mails e mensagens privadas de professores que sofrem com a falta de entusiasmo, que se queixam da falta de atenção dos alunos e até mesmo das instituições de ensino. Sei que no final de uma aula você espera ser aplaudido e parabenizado pelo conteúdo apresentado, mas se isso não acontecer, pare, avalie o que foi feito e dê a volta por cima. Comece de novo, faça diferente, tente novas abordagens e não desanime.

Você sabia que Elvis Presley, em 1954, ouviu de um gerente de uma casa noturna onde havia acabado de se apresentar, que era melhor ele voltar para sua cidade e continuar a dirigir caminhão (sua profissão anterior)? O “Rei do Rock” acreditou em seu potencial, foi persistente e não desistiu. Para a alegria de muitos fãs, lançou várias músicas e se tornou referência no que fazia.

Para ser um educador de sucesso, as pessoas precisam acreditar em seu potencial, mas antes disso, você precisa ser confiante. Quer ensinar melhor? Quer ser lembrado como aquele educador que envolve as pessoas? Quer se tornar o ‘Elvis Presley da educação’? Faça isso acontecer, aprenda como e não deixe que as pessoas te desmotivem. Explore a sua potencialidade!

Em qualquer momento do dia, vá até um espelho e confirme:

– É esse o melhor educador que um aluno pode ter em sala de aula.

– É sobre esse professor que as pessoas irão comentar quando buscarem uma referência em educação!

– Não tenho dúvidas sobre meu potencial!

Para se destacar, é preciso fazer algo a mais do que um educador comum. Conheça métodos e ferramentas de ensino, utilize técnicas para envolver seus alunos, explore as experiências em sala de aula e oriente a todos por igual. Esteja sempre à disposição para explicar novamente, para trazer exemplos práticos e reais, utilize uma linguagem que seu público entenda, aceite que você pode aprender com seus alunos, saiba sobre as tendências da educação e conheça o objetivo de cada pessoa que está a sua frente. Sim, você é capaz de tudo isso!

Recentemente ministrei um treinamento de Andragogia para instrutores de uma grande indústria brasileira. Quando perguntei para eles quais eram as “competências necessárias para um educador”, as respostas foram surpreendentes. Cada um, com seu ponto de vista e experiência na função, colocou em um papel 10 competências (técnicas e comportamentais) que julgavam básicas e que todo educador deveria ter.

Ao todo, foram mais de 120 competências diferentes e isso surpreendeu a própria equipe, pois na sequência pedi para que eles refletissem e avaliassem quantas dessas competências eles possuíam. A maioria disse que em torno de 10 a 20% daquelas que foram apresentadas. Aquele que arriscou um número maior afirmou possuir em torno de 40% das competências. Isso é ótimo, pois mostra uma oportunidade de melhoria e de desenvolvimento pessoal e profissional.

Busque aprender novas competências e acredite em seu potencial. Se você já atua na área há 10, 15, 30 anos, saiba que sempre surgem novas técnicas e métodos de ensino. Seja para melhorar sua postura, a habilidade de ensinar, uma nova dinâmica ou formas de conduzir uma apresentação. A Andragogia existe há séculos e a cada dia surge algo novo que pode agregar para seu desenvolvimento como educador, basta que você esteja disposto.

Encerro com um trecho da música do Elvis Presley, My Way:

“For what is a man, what has he got? If not himself, then he has naught”

“O que é um homem, o que ele tem? Se não for a si mesmo, então ele nada tem”

 Educador, acredite em seu potencial. A Andragogia Brasil acredita em você. \o/

Te indico alguns cursos para aumentar suas competências como educador:

Curso de Andragogia (Educação de Adultos)

Técnicas e Ferramentas Andragógicas

Formação de Formadores

Caio Beck
ADMINISTRATOR
AUTOR

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios.

Cancel reply