• Início
  • A Empresa
  • Cursos EAD
  • Eventos
  • Blog
  • Contato
Tem dúvidas? Entre em contato.
(41) 99239-6063
contato@andragogiabrasil.com.br
Login
Andragogia Brasil
  • Início
  • A Empresa
  • Cursos EAD
  • Eventos
  • Blog
  • Contato

Conceitos

  • Home
  • Blog
  • Conceitos
  • O rendimento de crianças e adultos

O rendimento de crianças e adultos

  • Postado por Caio Beck
  • Categorias Conceitos, Reflexões
  • Date março 7, 2016
  • Comentários 0 comentário

Para entender como as crianças e os adultos aprendem em sala de aula, é importante entender primeiro o porquê elas aprendem, ou seja, qual é a necessidade de aprendizagem desses alunos. O rendimento de crianças e adultos é diferente, uma vez que a criança não possui muita experiência para compartilhar e quando adquirem um conhecimento em sala de aula, não se interessam em saber onde poderia ser aplicado.

A criança é dependente do professor e está pronta para aprender o que lhe for apresentado, com o intuito de ser aprovada naquela disciplina. Com o adulto essa realidade é diferente, uma vez que ele se considera independente, é capaz de aprender de outras formas e tem a autonomia de decidir o que quer aprender, de acordo com as suas necessidades pessoais, profissionais ou sociais.

Os adultos buscam conhecimentos que possuam significados em suas vidas e que possam ser aplicados de imediato, sem necessariamente ter uma lógica programática ou serem apresentados através de disciplinas. Se o adulto não relaciona a teoria com a prática, não se sente motivado a aprender, diferentemente da criança que prefere um modelo pedagógico, onde os conteúdos das disciplinas serão um dia necessários e, portanto, são preparados por professores a estarem aptos a coloca-los em prática em um futuro que pode ser de curto, médio ou longo prazo.

Nas pesquisas realizadas com alunos adultos, tanto de cursos de graduação ou de cursos profissionalizante, o objetivo de estarem em sala de aula é para buscar uma atualização, adquirir conhecimento e de pode aplicar na vida profissional. Já as crianças não possuem esse interesse, uma vez que não possuem uma atividade profissional e necessitem de uma efetivação na empresa, uma nova colocação do mercado ou solucionar problemas.

O rendimento de uma criança está ligado diretamente ao desempenho do professor, peça fundamental nesse processo de ensino-aprendizagem, já do adulto, parte mais das necessidades próprias do aluno, da sua motivação interna, do que do desempenho do educador em sala de aula. Reflexo disso, é que muitos professores no ensino de adultos, se consideram apenas como facilitadores de conteúdos.

Sendo assim, o rendimento de crianças e adultos é mesmo diferente e exige ciências agógicas distintas: a pedagogia e a andragogia. Assim como, poderíamos elevar esse debate para o nível dos adolescentes, que exigiria uma vertente da educação específica: a hebegogia.


Para referenciar o artigo, utilizar:

– Beck, C. (2016). O rendimento de crianças e adultos. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/o-rendimento-de-criancas-e-adultos/

Tag:andragogia, autonomia na aprendizagem, como a criança aprende, como o adulto aprende, educação, educação de adultos, motivação, o porque da aprendizagem, pedagogia e andragogia, rendimento de jovens e adultos

  • Share:
author avatar
Caio Beck

Educador, palestrante e consultor em Andragogia (educação de adultos), com mais de 10 anos de experiência em formação de adultos.

Formação Acadêmica: é licenciado em Administração de Empresas, especialista em Formação de Professores, Master em Educação, MBA em Gestão de Negócios e Doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho (Portugal).

Profissional referência nos conceitos andragógicos, idealizador do portal e autor de mais de 100 artigos sobre o tema.

Post anterior

Alunos adultos, aprenda sobre eles
março 7, 2016

Próximo post

Método 70:20:10 (Learning Model)
março 14, 2016

Talvez você também goste disto.

Cropped image of waiter holding glasses of champagne and towel.
O “Facilitador” da Aprendizagem
2 junho, 2022
Group of student sitting at park after class. Enjoy talking toge
Para quem deseja aprender, qualquer lugar serve?
17 maio, 2022
funcoes-andragogo
As funções de um andragogo
1 novembro, 2021

Deixe seu comentário. Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

  • Autores
  • Conceitos
  • Notícias
  • Reflexões
  • Técnicas
  • Treinamentos

Últimos posts

O “Facilitador” da Aprendizagem
02jun2022
Para quem deseja aprender, qualquer lugar serve?
17maio2022
As funções de um andragogo
01nov2021
(41) 99239-6063 (WhatsApp)
contato@andragogiabrasil.com.br
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube

A empresa

  • A Andragogia Brasil
  • O Idealizador
  • Principais Clientes
  • Fotos das Turmas

Serviços

  • Cursos EAD
  • Cursos Presenciais
  • Consultorias & Palestras
  • Mentoria Educacional

Eventos

  • Eventos Digitais
  • Grupos de Estudos
  • Café Andragógico
  • Lives & Webinars

Referências

  • Como citar os artigos
  • Lista de autores citados
  • Lista de livros/artigos
  • Dicas de outros sites

© 2014 - 2022. Andragogia Brasil. Todos os direitos reservados.

  • Privacidade
  • Termos
  • Sitemap
  • MediaKit

Login com sua conta

Esqueceu sua senha?