• Início
  • A Empresa
  • Cursos EAD
  • Eventos
  • Blog
  • Contato
Tem dúvidas? Entre em contato.
(41) 99239-6063
contato@andragogiabrasil.com.br
Login
Andragogia Brasil
  • Início
  • A Empresa
  • Cursos EAD
  • Eventos
  • Blog
  • Contato

Conceitos

  • Home
  • Blog
  • Conceitos
  • Ciências Agógicas: as ciências da educação

Ciências Agógicas: as ciências da educação

  • Postado por Caio Beck
  • Categorias Conceitos, Reflexões
  • Date julho 3, 2017
  • Comentários 13 comentários

No artigo de hoje compartilho com vocês alguns pensamentos sobre o que chamo de “ciências agógicas“. Para facilitar o entendimento, vamos refletir sobre o significado de ‘gogia’.

Com certeza você já ouviu falar de pedagogia, demagogia, andragogia, heutagogia, dentre várias outras palavras terminadas com ‘gogia’. O termo vem do grego agogos ou da raiz agein (ἄγειν), que significa ‘guiar ou conduzir’ alguém. Por exemplo: “Pedagogo” é “aquele que conduz a criança” – através dos estudos; “Demagogo” é “o que conduz o povo”, nem sempre por métodos éticos ou a um destino melhor.

Nas ciências agógicas da educação existem várias outras vertentes, além das citadas anteriormente, como por exemplo: hebegogia, gerontagogia, antropogogia, sinergogia, metagogia, paragogia, etc. Mas afinal, o que elas significam?

É importante que antes de apresentar essa resposta, possamos entender o que significa educar alguém. Você sabia que a etimologia de ‘educar’ vem do latim educere, que significa literalmente “conduzir/direcionar para fora”? O significado do termo (direcionar para fora) era empregado no sentido de preparar as pessoas para o mundo e viver em sociedade, ou seja, conduzi-las para fora de si mesmas, mostrando as diferenças que existem no mundo.

Sendo assim, faz sentido as duas ciências agógicas mais conhecidas:

Pedagogia: paidos (criança) + gogia (orientar);

Andragogia: andros (adulto) + gogia (orientar).

Ciências Agógicas

Nas últimas décadas muitos pensadores defenderam as ciências da educação, pois entendem que para cada fase da vida, há uma vertente da educação específica. Para as crianças (pedagogia), aos adolescentes (hebegogia), aos adultos (andragogia), aos idosos (gerontagogia e eldergogia). Existem aqueles que defendem a educação do ser humano ao longo da vida, em qualquer idade (antropogogia ou humanogogia), assim como a educação com pressupostos tecnológicos (cibergogia).

Para chegar nestas ciências agógicas, basta olhar para nossos aprendizes e perceber que as crianças costumam e preferem aprender de uma forma específica, que difere do momento em que se tornam adolescentes. A rebeldia, os assuntos externos e os pré-conceitos surgem e fazem com que a aprendizagem necessite de metodologias específicas. Com o adulto, que possui vivência profissional, é recheado de experiências pessoais/sociais/acadêmicas, funciona da mesma forma. É preciso que exista educador para cada uma destas vertentes da educação, com formações, conceitos, pensamentos e atividades específicas.

Já se foi a época quando, erroneamente, acreditávamos que pedagogia definia a educação por completo. Se você é educador, sugiro que conheça todas as vertentes, afinal, pode ser que seu público mude com o tempo. É interessante saber que em cada uma das ciências agógicas, existem conceitos e práticas específicas, que normalmente funcionam somente com o público definido. Melhor ainda, é se você buscasse especialização na ciência agógica em que atua e que conhecesse a fundo quem é seu aprendiz, quais suas motivações e porque diversos autores escrevem livros, artigos e teses dizendo: ‘hey professor, os alunos mudam … e com isso, a forma de aprendizado também.‘

Sabemos que a criança aprende de forma diferente do adolescente, e que com o adulto também há essa diferença, portanto, não faz sentido que tenhamos ciências agógicas, metodologias e ferramentas específicas para cada um dos aprendizes? Reflita sobre um dos grandes problemas em nosso meio acadêmico: ensinamos os adultos como se fossem crianças (enfileirados, ‘submissos ao saber’ do professor, avaliados ao final da disciplina e com conteúdo engessado). As estatísticas são claras, não está funcionando.

Cada vez mais o número de egressos do ensino médio e também do ensino superior tende a aumentar. Sim, é culpa do modelo educacional que propomos, e não do WhatsApp, do Facebook, das conversas paralelas ou da noite mal dormida pelo aluno. Chega de ‘desculpas’! Vamos lá fazer acontecer, basta que nos dediquemos a entender as ciências agógicas, suas teorias e práticas.

Sei que é difícil absorver a ideia de que a educação é uma ciência e que é preciso estudá-la, mas te convido a pesquisar, ir mais além sobre as práticas educacionais e ciências agógicas, virar de fato um educador. Atualmente existem muitos ‘professores’, ‘instrutores’, ‘mentores’ que nunca leram um livro sobre o conceito da educação, que desenvolvem pessoas sem nenhuma base ou técnica, o que é péssimo para nós, pois reflete tanto no meio acadêmico, como no empresarial. Aprenda a educar, se especialize em sua ciência agógica, pois o aprendiz possui necessidades específicas, motivações internas e perfis que podem não compactuar com sua proposta de ensino. É preciso ser flexível!

Para finalizar nosso papo sobre as ciências agógicas, quero deixar uma provocação aqui: Se você está com dor de cabeça e alguém te receita um remédio para dor de barriga, o que acontece? Da mesma forma, indago a sua fome por um hambúrguer delicioso, e alguém te oferece uma salada. Pensa comigo como seria se você fosse até o cinema, assistir um filme de ação que você esperou o lançamento por mais de 1 ano, e quando entra na sala, é um filme de romance antigo e cansativo. Como você se sentiria? Envolvido? Motivado?

Reflita e compartilhe o artigo sobre as ciências agógicas. Isso me motiva a continuar escrevendo! Abraços. 😉


Para referenciar o artigo, utilizar:

– Beck, C. (2017). Ciências Agógicas: as ciências da educação. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/ciencias-agogicas/

Tag:andragogia, antropogogia, caio beck, cibergogia, ciência educação, ciências agógicas, ciências da educação, diferença pedagogia andragogia, educação, eldergogia, ergonagogia, gerontagogia, hebegogia, metagogia, origem andragogia, paragogia, pedagogia, pilares da educação, sinergogia

  • Share:
author avatar
Caio Beck

Educador, palestrante e consultor em Andragogia (educação de adultos), com mais de 10 anos de experiência em formação de adultos.

Formação Acadêmica: é licenciado em Administração de Empresas, especialista em Formação de Professores, Master em Educação, MBA em Gestão de Negócios e Doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho (Portugal).

Profissional referência nos conceitos andragógicos, idealizador do portal e autor de mais de 100 artigos sobre o tema.

Post anterior

Um mestre desperta o aprendizado
julho 3, 2017

Próximo post

Treinamento no Senado Federal (ILB)
julho 31, 2017

Talvez você também goste disto.

Cropped image of waiter holding glasses of champagne and towel.
O “Facilitador” da Aprendizagem
2 junho, 2022
Group of student sitting at park after class. Enjoy talking toge
Para quem deseja aprender, qualquer lugar serve?
17 maio, 2022
funcoes-andragogo
As funções de um andragogo
1 novembro, 2021

    13 Comentários

  1. Justina Maria Silvia
    setembro 6, 2018
    Responder

    Excelente artigo esse Caio. estou no 6º período de Letras e pretendo fazer meu TCC na área da Andragogia mas poucas pessoas conhece essa ciência. eu mesma descobri por acaso pesquisando como se dá o ensino e aprendizagem de alunos(as) adultos(as). E acabo de descobrir mais um, Agógicas. Grata pelo esclarecimento.

    • Caio Beck
      novembro 16, 2018
      Responder

      Olá Justina, como vai?
      Fico feliz que tenha gostado do artigo. Volte sempre em nosso portal!
      Boas pesquisas. Abraços!

  2. Luciano
    janeiro 22, 2019
    Responder

    Texto muito bom Caio!, parabéns! Sempre atuei com educação, apesar de ter formação de exatas. Ensinava muito no "feeling". Buscando sobre o tema conhecimento e como classificá-lo caí em um feliz acidente no site. Já é o segundo texto que leio e tenho mais umas 3 textos abertos em outras abas para ler. Interessantíssimo. Já virei leitor!

    • Caio Beck
      janeiro 25, 2019
      Responder

      Muito obrigado, Luciano!
      Esteja sempre por aqui, lendo os demais artigos.
      Abraços e sucesso em seus ensinamentos!

  3. William Assis
    agosto 1, 2019
    Responder

    Olá, Caio!

    Excelente artigo. Por gentileza, poderia indicar um livro especificamente voltado às Ciências Agógicas? Como, quando surgiu o termo? Qual a fundamentação teórica por trás do conceito? Preciso de mais referenciais teóricos sobre o assunto.

    Obrigado!

  4. Margie
    janeiro 22, 2020
    Responder

    Qué buen artículo, se encuentra poco del tema. Qué piensas de la ginegogía?

  5. Magali
    maio 2, 2020
    Responder

    Trabalho em RH na parte de T&D e sinto muita falta de entendimento sobre as estruturas necessárias para compor ações de educação corporativa esse artigo elucidou alguns caminhos e marquei o time que trabalha comigo

    • Caio Beck
      maio 7, 2020
      Responder

      Olá, Magali. Fico feliz em saber que o artigo te ajudou de alguma forma.

  6. Jacenira Bezerra
    setembro 5, 2020
    Responder

    Estou IMPACTADA com tão precioso conteúdo. Coerência pura. Inquieta todos nossos neurônios. Repassando já…….

    • Caio Beck
      setembro 21, 2020
      Responder

      Olá, Jacenira! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Obrigado por repassar, abraços!

  7. Dalva Martins Frahlich
    outubro 28, 2020
    Responder

    Excelente assunto,gostei muito,aprendi bastante!

    • Caio Beck
      dezembro 6, 2020
      Responder

      Que bom, Dalva!
      Fico feliz que tenha gostado do assunto. Volte sempre!

Deixe seu comentário. Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

  • Autores
  • Conceitos
  • Notícias
  • Reflexões
  • Técnicas
  • Treinamentos

Últimos posts

O “Facilitador” da Aprendizagem
02jun2022
Para quem deseja aprender, qualquer lugar serve?
17maio2022
As funções de um andragogo
01nov2021
(41) 99239-6063 (WhatsApp)
contato@andragogiabrasil.com.br
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube

A empresa

  • A Andragogia Brasil
  • O Idealizador
  • Principais Clientes
  • Fotos das Turmas

Serviços

  • Cursos EAD
  • Cursos Presenciais
  • Consultorias & Palestras
  • Mentoria Educacional

Eventos

  • Eventos Digitais
  • Grupos de Estudos
  • Café Andragógico
  • Lives & Webinars

Referências

  • Como citar os artigos
  • Lista de autores citados
  • Lista de livros/artigos
  • Dicas de outros sites

© 2014 - 2022. Andragogia Brasil. Todos os direitos reservados.

  • Privacidade
  • Termos
  • Sitemap
  • MediaKit

Login com sua conta

Esqueceu sua senha?