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John Dewey: teoria e prática no ensino

  • Postado por Caio Beck
  • Categorias Autores
  • Date abril 9, 2016
  • Comentários 5 comentários

No artigo de hoje vamos falar sobre John Dewey, professor e filósofo americano, que defendeu a ideia de unir a teoria e a prática no ensino. Foi um dos fundadores da Escola filosófica de Pragmatismo, pioneiro em psicologia funcional, e representante principal do movimento da educação progressiva.

John Dewey nasceu em 1859, em uma pequena cidade chamada Burlington, no estado de Vermont (EUA). Em sua infância recebeu reforço nos estudos escolares, proporcionado pela sua mãe, que se esforçava para dar uma boa educação aos filhos. Ao decorrer de sua vida acadêmica, o americano escreveu muito, estudou filosofia e educação, e sempre se interessou por política, movimentos sociais, religião, psicologia e sociologia.

John Dewey

Graduou-se pela Universidade de Vermont em 1879 e exerceu as funções de professor do secundário durante dois anos, tempo em que desenvolveu um profundo interesse por filosofia. Em setembro de 1882, John Dewey deixou o ensino e retomou os estudos de filosofia na Universidade Johns Hopkins, onde obteve o doutoramento.

John Dewey exerceu a função de professor de Filosofia na Universidade de Michigan, onde ensinou a partir de setembro de 1884. Três anos mais tarde (1887), publicava o seu primeiro livro, Psychology, onde propunha um sistema filosófico que conjugava o estudo científico da psicologia com a filosofia idealista alemã.

Esse livro foi importante para o passo seguinte da carreira de John Dewey: o cargo de professor de Filosofia Mental e Moral na Universidade de Minnesota, que assumiu em 1888. Porém, no ano seguinte, após a morte súbita do seu mentor, George Morris, regressou à Universidade de Michigan para se tornar chefe do Departamento de Filosofia. Em 1894, no entanto, saiu de Michigan para a recém-criada Universidade de Chicago onde logo passaria a liderar o departamento de Filosofia e o departamento de Pedagogia, criado por sua sugestão.

Dewey será lembrado como o educador que pôs a prática em foco.

O educador defende que os conteúdos ensinados em sala de aula são assimilados de forma mais fácil quando são associadas às tarefas realizadas pelos alunos. John Dewey sempre defendeu a união da teoria e a prática, e sua contribuição para a Andragogia está no sentido de valorizar a capacidade de pensamento e estimular o aluno adulto a pensar, principalmente em discussões coletivas, quando o conhecimento flui mais facilmente e assim, é construído.

No final da década de 1890, John Dewey começou a afastar-se da sua anterior visão idealista neo-hegeliana e a adotar uma nova posição, que viria a ser conhecida mais tarde como pragmatismo.

Depois de problemas graves na política interna do Departamento de Educação da Universidade de Chicago, Dewey abandonou a instituição para se ligar à Universidade de Columbia, em Nova Iorque, onde permaneceu até ao fim da sua carreira no ensino, em 1930. Continuou, no entanto, a ensinar como professor emérito até 1939, e continuou a escrever e a intervir socialmente até às vésperas da morte.

Um ano antes de se aposentar da sala de aula, Dewey afirmou que a educação, a experiência e as histórias de vida devem ser entrelaçadas – que estudar a educação é estudar a experiência, portanto, a experiência de estudo é estudar a educação.

Entre suas obras se destacam The School and Society ( “A Escola e a Sociedade”, 1899), Democracy and Education ( “Democracia e Educação”, 1938) e Art as Experience (“Arte como experiência”, 1958).

John Dewey teve uma vida longa e faleceu nem 1952, ao completar 93 anos. Deixou para trás um histórico exemplar e contribuição importantíssima na educação de adultos, mesmo não sendo considerado um andragogo, e sim, um pedagogo de grande influência.


Para referenciar o artigo, utilizar:

– Beck, C. (2016). John Dewey: teoria e prática no ensino. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/john-dewey/

Tag:andragogia, andragogy, dewey, educação, ensino de adultos, john dewey, prática em sala de aula, teoria educacional, teoria x prática

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Caio Beck

Educador, palestrante e consultor em Andragogia (educação de adultos), com mais de 10 anos de experiência em formação de adultos.

Formação Acadêmica: é licenciado em Administração de Empresas, especialista em Formação de Professores, Master em Educação, MBA em Gestão de Negócios e Doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho (Portugal).

Profissional referência nos conceitos andragógicos, idealizador do portal e autor de mais de 100 artigos sobre o tema.

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    5 Comentários

  1. Gilmar
    abril 5, 2019
    Responder

    Olá,

    gostaria de saber se existe alguma escola no Brasil que em todo seu currículo, se organiza pelo método Deweyano.

    Grato!

    • Caio Beck
      abril 12, 2019
      Responder

      Olá Gilmar, como vai?
      Desconhecemos alguma escola que siga a filosofia deweyana ‘ao pé da letra’. Como nosso foco é mais voltado para a formação de adultos, acabamos por não pesquisar tanto a educação de crianças, mas seria ótimo se tivéssemos alguma instituição com princípios semelhantes a Escola de Pragmatismo de Chicago, por exemplo. Com certeza seria um diferencial e uma ótima opção para nós brasileiros.
      No início do século passado tivemos algumas instituições envolvidas com o movimento Escola Nova, inspirado nas ideias de Dewey, e que resultaram em ótimas iniciativas como a Escola Parque (Salvador/BA).
      Caso tenha algo a compartilhar conosco sobre o assunto, nos deixe saber. Abraços!

  2. Maria da Conceição de Mesquita Cornetta
    agosto 19, 2019
    Responder

    Essa relação entre o aprendizado e as tarefas dos alunos é bastante interessante.Estou hoje tentando trabalhar com alunos de cursos da saúde, preparando-os para um melhor aprendizado a partir de um conhecimento prévio sobre o tema que vai ser apresentado. Precisamos instruir os aprendizes sobre o processo mais eficaz e que propicie maior retenção desse conhecimento, como por exemplo, pré-leitura e leitura previamente ao momento da aula (expositiva ou prática). Gostaria de saber, Gilmar, se você tem alguma experiência em trabalhar com o aluno para que ele aprenda a aprender. Tenho interesse de saber sobre esse tema.
    Grata!
    Conceição Cornetta

  3. MARCIO ANDRE DE ANDRADE
    outubro 22, 2019
    Responder

    Olá!

    O trabalho de educação de jovens e adultos abordado por Paulo Freire tem fundamentos no Pensamento de Dewey em Andragogia.

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