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John Dewey: Teoria e Prática no Ensino

No artigo de hoje vamos falar sobre John Deweyprofessor e filósofo americano, que defendeu a ideia de unir a teoria e a prática no ensino. Foi um dos fundadores da Escola filosófica de Pragmatismo, pioneiro em psicologia funcional, e representante principal do movimento da Educação Progressiva.


John Dewey nasceu em 1859, em uma pequena cidade chamada Burlington, no estado de Vermont (EUA). Em sua infância recebeu reforço nos estudos escolares, proporcionado pela sua mãe, que se esforçava para dar uma boa educação aos filhos. Ao decorrer de sua vida acadêmica, o americano escreveu muito, estudou filosofia e educação, e sempre se interessou por política, movimentos sociais, religião, psicologia e sociologia.


John Dewey - Educador americano
John Dewey - Educador americano

Graduou-se pela Universidade de Vermont em 1879 e exerceu as funções de professor do secundário durante dois anos, tempo em que desenvolveu um profundo interesse por filosofia. Em setembro de 1882, John Dewey deixou o ensino e retomou os estudos de filosofia na Universidade Johns Hopkins, onde obteve o doutoramento.


John Dewey exerceu a função de professor de Filosofia na Universidade de Michigan, onde ensinou a partir de setembro de 1884. Três anos mais tarde (1887), publicava o seu primeiro livro, Psychology, onde propunha um sistema filosófico que conjugava o estudo científico da psicologia com a filosofia idealista alemã.


Esse livro foi importante para o passo seguinte da carreira de John Dewey: o cargo de professor de Filosofia Mental e Moral na Universidade de Minnesota, que assumiu em 1888. Porém, no ano seguinte, após a morte súbita do seu mentor, George Morris, regressou à Universidade de Michigan para se tornar chefe do Departamento de Filosofia. Em 1894, no entanto, saiu de Michigan para a recém-criada Universidade de Chicago onde logo passaria a liderar o departamento de Filosofia e o departamento de Pedagogia, criado por sua sugestão.


O Educador que pôs a Prática em foco


O educador defende que os conteúdos ensinados em sala de aula são assimilados de forma mais fácil quando são associadas às tarefas realizadas pelos alunos. John Dewey sempre defendeu a união da teoria e a prática, e sua contribuição para a Andragogia está no sentido de valorizar a capacidade de pensamento e estimular o aluno adulto a pensar, principalmente em discussões coletivas, quando o conhecimento flui mais facilmente e assim, é construído.


No final da década de 1890, John Dewey começou a afastar-se da sua anterior visão idealista neo-hegeliana e a adotar uma nova posição, que viria a ser conhecida mais tarde como pragmatismo. Depois de problemas graves na política interna do Departamento de Educação da Universidade de Chicago, Dewey abandonou a instituição para se ligar à Universidade de Columbia, em Nova Iorque, onde permaneceu até ao fim da sua carreira no ensino, em 1930. Continuou, no entanto, a ensinar como professor emérito até 1939, e continuou a escrever e a intervir socialmente até às vésperas da morte.


Um ano antes de se aposentar da sala de aula, Dewey afirmou que a educação, a experiência e as histórias de vida devem ser entrelaçadas – que estudar a educação é estudar a experiência, portanto, a experiência de estudo é estudar a educação. Entre suas obras se destacam The School and Society ( “A Escola e a Sociedade”, 1899), Democracy and Education ( “Democracia e Educação”, 1938) e Art as Experience (“Arte como experiência”, 1958).


John Dewey teve uma vida longa e faleceu nem 1952, ao completar 93 anos. Deixou para trás um histórico exemplar e contribuição importantíssima na educação de adultos, mesmo não sendo considerado um andragogo, e sim, um pedagogo de grande influência.


John Dewey - Pedagogo
John Dewey - Pedagogo

John Dewey : Influência para outros Educadores


Além de suas contribuições imensamente significativas no meio da Pedagogia e das ciências da educação como um todo, Dewey também influenciou diversos outros estudiosos, pesquisadores e educadores, que partiram de suas teorias para formular teorias novas ou até, escrever obras. Um exemplo destes, é o educador americano Eduard Cristian Lindeman, que possui, em sua obra O Significado da Educação de Adultos um trecho de capítulo com comentários de John Dewey. Inclusive, caso queira adquirir esta obra, ela está disponível em nossa Editora.


A educação não é preparação para a vida; A educação é a própria vida.”

 

Para referenciar o artigo, utilizar:

– Beck, C. (2016). John Dewey: teoria e prática no ensino. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/john-dewey/


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