• Início
  • A Empresa
  • Cursos EAD
  • Eventos
  • Blog
  • Contato
Tem dúvidas? Entre em contato.
(41) 99239-6063
contato@andragogiabrasil.com.br
Login
Andragogia Brasil
  • Início
  • A Empresa
  • Cursos EAD
  • Eventos
  • Blog
  • Contato

Técnicas

  • Home
  • Blog
  • Técnicas
  • Tutoria entre Iguais (Peer Tutoring)

Tutoria entre Iguais (Peer Tutoring)

  • Postado por Caio Beck
  • Categorias Técnicas
  • Date setembro 13, 2016
  • Comentários 0 comentário

Faz tempo que as pesquisas em psicologia educacional sustentam que, para que uma informação seja memorizada, compreendida e relacionada com conhecimentos prévios, os alunos adultos devem realizar algum tipo de estruturação cognitiva ou elaboração do próprio material que será utilizado. Pensando nisso, autores como Ehly, Larsen, Wiegmann, Danserear e Patterson desenvolveram um conceito chamado Tutoria entre Iguais, ou também conhecido como Tutoria entre Pares.

Já imaginou você como educador, entrar em uma sala de aula e pedir para que seus alunos aprendam entre eles? Apontar para uma dupla e dizer: “Maria e João, peço que vocês leiam o capítulo 2 e utilizem o restante da aula para debater sobre o conteúdo. Maria, você será responsável por ensinar o João, e amanhã, vamos para o capítulo 3, e então o João será o professor dessa dupla”.

Podemos definir a Tutoria entre Iguais como um sistema de instrução constituído por uma dupla, em que um dos alunos ensina o outro a solucionar um problema, completar uma tarefa, aprender uma estratégia, dominar um procedimento, etc., dentro de uma situação interativa organizada pelo educador.

A Tutoria entre Iguais (Peer Tutoring, em inglês) também pode ser considerada uma técnica eficaz de aprendizagem colaborativa, pois se consegue, com ela, uma grande interdependência e responsabilidade entre a dupla de alunos. A diferença entre este método e as duplas guiadas é que nestas, os participantes são iguais em relação à tarefa, nenhum deles sendo especialista, como ocorre na tutoria.

Tutoria entre Iguais

A tutoria entre iguais constitui uma situação de ensino-aprendizagem entre dois, em que estão presentes, entre outras condutas, ações de ajuda, apoio e guia. Implica uma relação assimétrica, pois um dos componentes da dupla coordena a atividade. É o aluno que possui maiores conhecimentos, capacidades e habilidades em relação ao objetivo que se precisa alcançar, que assume o papel de ‘professor’.

Surge aí uma pergunta interessante: O aluno que está assumindo o papel de ensinar o outro colega também acaba aprendendo? Sim, uma pesquisa feita em 1992 apontou que os alunos que assumem o papel de educador durante a atividade se sentiam mais líderes, mais protagonistas da interação, e isso os motiva a aprender o material. Os autores Bargh e Schul (1980) comprovaram que, quando os alunos estudavam um determinado material, com uma atitude de ensinar posteriormente a outros alunos, com a maior eficácia possível, pontuaram mais alto em uma série de perguntas sobre o texto aprendido que os alunos que estudaram ‘para si mesmos’.

Os progressos que o tutor consegue no rendimento acadêmico justificam-se por ser envolvimento e responsabilidade em relação à aprendizagem do outro, obrigando-o a dedicar tempo e a controlar o conteúdo, tarefa ou problema específico, a construir um marco de conhecimentos e a ser consciente de suas próprias lacunas.

A atitude e o senso de responsabilidade educativa por parte do tutor determinam a eficácia da tutoria. A chave da tutoria entre iguais não se encontra só em desempenhar um papel ou outro (educador e aprendiz), mas em envolver-se ativamente nele e na atitude que é desenvolvida.

Segue o link do curso Técnicas e Ferramentas Andragógicas: https://www.hotmart.com/product/tecnicas-e-ferramentas-andragogicas/W68666862R


Para referenciar o artigo, utilizar:

– Beck, C. (2017). Tutoria entre Iguais: Peer Tutoring. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/tutoria-entre-iguais/

Tag:andragogia brasil, aprendizagem em dupla, conceitos, ensino de adultos, pares, peer tutoring, técnicas andragogia, técnicas e métodos, trabalho em duplas, tutoria entre pares

  • Share:
author avatar
Caio Beck

Educador, palestrante e consultor em Andragogia (educação de adultos), com mais de 10 anos de experiência em formação de adultos.

Formação Acadêmica: é licenciado em Administração de Empresas, especialista em Formação de Professores, Master em Educação, MBA em Gestão de Negócios e Doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho (Portugal).

Profissional referência nos conceitos andragógicos, idealizador do portal e autor de mais de 100 artigos sobre o tema.

Post anterior

Fluxo de Aprendizagem Andragógica (Knowles)
setembro 13, 2016

Próximo post

Aprendizagem Vivencial (CAV)
setembro 23, 2016

Talvez você também goste disto.

memorizar-nomes-dos-alunos
Como memorizar nomes dos alunos?
15 julho, 2019
metodo-leitura-SQ3R
Método de Leitura SQ3R
11 dezembro, 2018
metodologias-ativas-conceito-aplicacao
Metodologias Ativas: Conceito e Aplicação
2 outubro, 2018

Deixe seu comentário. Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

  • Autores
  • Conceitos
  • Notícias
  • Reflexões
  • Técnicas
  • Treinamentos

Últimos posts

O “Facilitador” da Aprendizagem
02jun2022
Para quem deseja aprender, qualquer lugar serve?
17maio2022
As funções de um andragogo
01nov2021
(41) 99239-6063 (WhatsApp)
contato@andragogiabrasil.com.br
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube

A empresa

  • A Andragogia Brasil
  • O Idealizador
  • Principais Clientes
  • Fotos das Turmas

Serviços

  • Cursos EAD
  • Cursos Presenciais
  • Consultorias & Palestras
  • Mentoria Educacional

Eventos

  • Eventos Digitais
  • Grupos de Estudos
  • Café Andragógico
  • Lives & Webinars

Referências

  • Como citar os artigos
  • Lista de autores citados
  • Lista de livros/artigos
  • Dicas de outros sites

© 2014 - 2022. Andragogia Brasil. Todos os direitos reservados.

  • Privacidade
  • Termos
  • Sitemap
  • MediaKit

Login com sua conta

Esqueceu sua senha?