728 x 90
728 x 90

Malcolm Knowles – “O Pai da Andragogia”

Malcolm Knowles – “O Pai da Andragogia”
Malcolm Knowles (Foto: Alchetron)

Quem foi Malcolm Knowles? Atualmente é conhecido como o “Pai da Andragogia” e um dos educadores de adultos mais importantes da história.

Malcolm Shepherd Knowles – Americano, pesquisador e um dos principais educadores de adultos de toda a história. Teve muita influência na popularização dos conceitos andragógicos (décadas de 50 a 70) e hoje é considerado por muitos como o “Pai da Andragogia”. Além disso, é um dos principais nomes do desenvolvimento da Teoria Humanista de Aprendizagem.

Knowles…

“… nos envolvíamos em discussões sérias sobre todos os tipos de temas, tais como o sentido da vida, o bem e o mal, religião, política, sucesso, felicidade e tudo que uma criança era curiosa em saber. Eu me lembro claramente que eu me senti mais como um companheiro do que inferior ou mais novo a ele. Após nossos conversas, o meu pai costumava perguntar a minha opinião sobre o assunto, o que me fazia sentir que ele respeitava o meu raciocínio.” Knowles falando sobre as conversas com o seu pai veterinário.

Knowles ganhou uma bolsa para Harvard e fez cursos de filosofia (foi muito influenciado pelos escritos de Alfred North Whitehead ), também estudou história, ciência política, ética e direito internacional. As atividades extracurriculares foram importantes em sua vida. Ele era presidente do Clube Liberal de Harvard (Harvard Liberal Club), Secretário-Geral da Liga das Nações Modelo New England (New England Modelo Liga das Nações), e presidente da Phillips Brooks House (agência de serviço social de Harvard).

Na segunda metade do século XX, Knowles foi talvez a figura central na educação para adultos nos Estados Unidos. Ele introduziu a teoria da andragogia como a arte e a ciência de ajudar os adultos a aprender. Ele acreditava que os adultos precisam ser participantes ativos na sua própria aprendizagem. Knowles declarou que os adultos aprendem de forma diferente das crianças e os educadores em seu papel como facilitadores da aprendizagem, devem utilizar os conceitos andragógicos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Em seu livro ‘A prática moderna de Educação de Adultos: Pedagogia vs Andragogia’ (1970), ele introduziu seu modelo andragógico, onde defendia os 5 princípios:

– Autonomia: o adulto sente-se capaz de tomar suas próprias decisões (auto-administrar-se) e gosta de ser percebido e tratado como tal pelos outros.

– Experiência: a experiência acumulada pelos adultos oferece uma excelente base para o aprendizado de novos conceitos e novas habilidades.

– Prontidão para a Aprendizagem: o adulto tem maior interesse em aprender aquilo que está relacionado com situações reais de sua vida.

– Aplicação da Aprendizagem: as visões de futuro e tempo do adulto levam-no a favorecer a aprendizagem daquilo que possa ter aplicação imediata, o que tem como corolário uma preferência pela aprendizagem centrada em problemas em detrimento de uma aprendizagem centrada em áreas de conhecimento.

– Motivação para Aprender: os adultos são mais afetados pelas motivações internas que pelas motivações externas. Vale lembrar que as motivações externas estão ligadas seja ao desejo seja de obter prêmios ou compensações seja ao desejo de evitar punições; motivações internas estão ligadas aos valores e objetivos pessoais de cada um.

Em 1950, ele foi Diretor Executivo da Associação de Educação de Adultos nos Estados Unidos, além de conselheiro da Massachusetts Adult Education Association, posições que utilizou para ‘popularizar’ os conceitos andragógicos nas instituições de ensino. Seus livros também colaboraram muito para que educadores tivessem acesso a Andragogia.

Quer saber mais sobre Knowles? No curso de Andragogia temos uma aula de 22:52 minutos falando apenas dele.

Caio Beck
ADMINISTRATOR
AUTOR

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios.

Cancel reply