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Malcolm Knowles – “O Pai da Andragogia”

Malcolm Knowles – “O Pai da Andragogia”
Malcolm Knowles (Foto: Alchetron)

Quem foi Malcolm Knowles? Atualmente é conhecido como o “Pai da Andragogia” e um dos educadores de adultos mais importantes da história.

Malcolm Knowles – Americano, pesquisador e um dos principais educadores de adultos de toda a história. Teve muita influência na popularização dos conceitos andragógicos (décadas de 50 a 70) e hoje é considerado por muitos como o “Pai da Andragogia“. Além disso, é um dos principais nomes do desenvolvimento da Teoria Humanista de Aprendizagem.

“… nos envolvíamos em discussões sérias sobre todos os tipos de temas, tais como o sentido da vida, o bem e o mal, religião, política, sucesso, felicidade e tudo que uma criança era curiosa em saber. Eu me lembro claramente que eu me senti mais como um companheiro do que inferior ou mais novo a ele. Após nossos conversas, o meu pai costumava perguntar a minha opinião sobre o assunto, o que me fazia sentir que ele respeitava o meu raciocínio.” Malcolm Knowles falando sobre as conversas com o seu pai veterinário.

Malcolm Knowles ganhou uma bolsa para Harvard e fez cursos de filosofia (foi muito influenciado pelos escritos de Alfred North Whitehead), também estudou história, ciência política, ética e direito internacional. As atividades extracurriculares foram importantes em sua vida. Ele era presidente do Clube Liberal de Harvard (Harvard Liberal Club), Secretário-Geral da Liga das Nações Modelo New England (New England Modelo Liga das Nações), e presidente da Phillips Brooks House (agência de serviço social de Harvard).

Na segunda metade do século XX, Knowles foi talvez a figura central na educação para adultos nos Estados Unidos. Ele introduziu a teoria da andragogia como a arte e a ciência de ajudar os adultos a aprender. Ele acreditava que os adultos precisam ser participantes ativos na sua própria aprendizagem. Malcolm Knowles declarou que os adultos aprendem de forma diferente das crianças e os educadores em seu papel como facilitadores da aprendizagem, devem utilizar os conceitos andragógicos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

É interessante saber que Knowles foi, em determinado momento, aprendiz de Eduard Lindeman, outra figura importante na história da Andragogia. A influência de Lindeman foi fundamental para o amadurecimento das ideias de Malcolm Knowles sobre a educação de adultos. Os educadores americanos trabalharam juntos durante um tempo, até que cada um seguiu seu caminho, porém Knowles nunca esqueceu da contribuição de seu primeiro mentor.

O que sabemos através de sua história é que sempre foi uma pessoa que defendeu a educação de adultos de forma distinta da educação de crianças. Para Malcolm Knowles, é preciso ter educadores de adultos, assim como os pedagogos, estes encarregados pela aprendizado das crianças. Uma de suas polêmicas se deu na publicação do livro ‘The modern practice of adult education’, que tinha o subtítulo: ‘Pedagogy vs Andragogy’ e posteriormente, na segunda edição, foi alterado para ‘From pedagogy to andragogy’.

Malcolm Knowles

Malcolm Knowles – Livro

É neste livro que Malcolm Knowles introduz o seu conhecido modelo andragógico, onde defendia os 5 pressupostos (posteriormente foram introduzidos outros):

– Autonomia: o adulto sente-se capaz de tomar suas próprias decisões (auto-administrar-se) e gosta de ser percebido e tratado como tal pelos outros.

– Experiência: a experiência acumulada pelos adultos oferece uma excelente base para o aprendizado de novos conceitos e novas habilidades.

– Prontidão para a Aprendizagem: o adulto tem maior interesse em aprender aquilo que está relacionado com situações reais de sua vida.

– Aplicação da Aprendizagem: as visões de futuro e tempo do adulto levam-no a favorecer a aprendizagem daquilo que possa ter aplicação imediata, o que tem como corolário uma preferência pela aprendizagem centrada em problemas em detrimento de uma aprendizagem centrada em áreas de conhecimento.

– Motivação para Aprender: os adultos são mais afetados pelas motivações internas que pelas motivações externas. Vale lembrar que as motivações externas estão ligadas seja ao desejo seja de obter prêmios ou compensações seja ao desejo de evitar punições; motivações internas estão ligadas aos valores e objetivos pessoais de cada um.

Em 1950, Malcolm Knowles foi Diretor Executivo da Associação de Educação de Adultos nos Estados Unidos, além de conselheiro da Massachusetts Adult Education Association, posições que utilizou para ‘popularizar’ os conceitos andragógicos nas instituições de ensino. Seus livros também colaboraram muito para que educadores tivessem acesso a Andragogia.

Nós temos outro artigo sobre o ‘Pai da Andragogia’, então caso ainda não tenha lido, deixo aqui a sugestão: Fluxo Andragógico de Knowles.

Quer saber mais sobre Malcolm Knowles e seus feitos andragógicos? No curso de Andragogia temos uma aula de 22:52 minutos falando apenas dele. Te esperamos por lá!

Caio Beck
ADMINISTRATOR
AUTOR

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