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Malcolm Knowles: O Pai da Andragogia

Breve biografia de Malcolm Knowles


Malcolm Knowles – Americano, pesquisador e um dos principais educadores de adultos de toda a história. Teve muita influência na popularização dos conceitos andragógicos (décadas de 50 a 70) e hoje é considerado por muitos como o “Pai da Andragogia“. Além disso, é um dos principais nomes do desenvolvimento da Teoria Humanista de Aprendizagem.


Malcolm Knowles
Malcolm Knowles

Nasceu em 24 de abril de 1913, em Montana (EUA) e, desde novo, acompanhava seu pai Albert Dixon (veterinário) durante o trabalho, momentos em que registrou com detalhes em seus livros.


“… nos envolvíamos em discussões sérias sobre todos os tipos de temas, tais como o sentido da vida, o bem e o mal, religião, política, sucesso, felicidade e tudo que uma criança era curiosa em saber. Eu me lembro claramente que eu me senti mais como um companheiro do que inferior ou mais novo a ele.
Após nossos conversas, o meu pai costumava perguntar a minha opinião sobre o assunto, o que me fazia sentir que ele respeitava o meu raciocínio.” 

Malcolm Knowles falando sobre as conversas com o seu pai.


Sua mãe, Marian Straton Knowles, foi uma mãe amorosa e que incentivou sua escolha para participar do movimento escoteiro, ambiente em que Knowles afirma ter influenciado a sua visão sobre educação e trabalho em equipe.


Malcolm Knowles, o pai da Andragogia, se formou na Escola Secundária Palm Beach (1930) e ganhou uma bolsa para Harvard, onde se formou em 1934 no curso de filosofia (foi muito influenciado pelos escritos de Alfred North Whitehead). Também estudou história, ciência política, ética e direito internacional.


As atividades extracurriculares foram importantes em sua vida. Ele era presidente do Clube Liberal de Harvard (Harvard Liberal Club), Secretário-Geral da Liga das Nações Modelo New England (New England Modelo Liga das Nações), e presidente da Phillips Brooks House (agência de serviço social de Harvard).


Na segunda metade do século XX, Knowles foi talvez a figura central na educação para adultos nos Estados Unidos. Ele introduziu a teoria da andragogia como a arte e a ciência de ajudar os adultos a aprender. Ele acreditava que os adultos precisam ser participantes ativos na sua própria aprendizagem. Malcolm Knowles declarou que os adultos aprendem de forma diferente das crianças e os educadores em seu papel como facilitadores da aprendizagem, devem utilizar os conceitos andragógicos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.


Referências na Educação de Adultos


É interessante saber que Knowles foi, em determinado momento, aprendiz de Eduard Lindeman, outra figura importante na história da Andragogia. A influência de Lindeman foi fundamental para o amadurecimento das ideias de Malcolm Knowles sobre a educação de adultos. Os educadores americanos trabalharam juntos durante um tempo, até que cada um seguiu seu caminho, porém Knowles nunca esqueceu da contribuição de seu primeiro mentor.


O que sabemos através de sua história é que sempre foi uma pessoa que defendeu a educação de adultos de forma distinta da educação de crianças. Para Malcolm Knowles, é preciso ter educadores de adultos, assim como os pedagogos, estes encarregados pela aprendizado das crianças. Uma de suas polêmicas se deu na publicação do livro ‘The modern practice of adult education’, que tinha o subtítulo: ‘Pedagogy vs Andragogy’ e posteriormente, na segunda edição, foi alterado para ‘From pedagogy to andragogy’.


A prática moderna da educação de adultos
A prática moderna da educação de adultos

É neste livro que Malcolm Knowles introduz o seu conhecido modelo andragógico, onde defendia os 5 pressupostos (posteriormente foram introduzidos outros).



Os seis pressupostos andragógicos


Autonomia: o adulto sente-se capaz de tomar suas próprias decisões (auto administrar-se) e gosta de ser percebido e tratado como tal pelos outros.


Necessidade: esse pressuposto está relacionado aquilo que, para o indivíduo, apresenta-se como algo necessário ao seu dia a dia, seu cotidiano. Um saber descomplicado, sem métodos específicos, apenas aquilo que representa o conhecimento adequado para suprir sua necessidade, que geralmente, é imediata ou a curto prazo.


Experiência: a experiência acumulada pelos adultos oferece uma excelente base para o aprendizado de novos conceitos e novas habilidades.


Prontidão para a Aprendizagem: o adulto tem maior interesse em aprender aquilo que está relacionado com situações reais de sua vida.


Aplicação da Aprendizagem: as visões de futuro e tempo do adulto levam-no a favorecer a aprendizagem daquilo que possa ter aplicação imediata, o que tem como corolário uma preferência pela aprendizagem centrada em problemas em detrimento de uma aprendizagem centrada em áreas de conhecimento.


Motivação para Aprender: os adultos são mais afetados pelas motivações internas que pelas motivações externas. Vale lembrar que as motivações externas estão ligadas seja ao desejo seja de obter prêmios ou compensações seja ao desejo de evitar punições; motivações internas estão ligadas aos valores e objetivos pessoais de cada um.


Concluiu o mestrado na Universidade de Chicago, em 1949, orientado por Cyril Houle, um doutor de renome em educação de adultos. Em 1950, Malcolm Knowles foi Diretor Executivo da Associação de Educação de Adultos nos Estados Unidos, onde frequentavam nomes como Houle (seu orientador), Robert Lucas Jr. (macroeconomista mais influência do século XX), Leland Bradford (Teoria do Desenvolvimento Organizacional), Homer Kempfer e outros.  Também foi conselheiro da Massachusetts Adult Education Association, posições que utilizou para ‘popularizar’ os conceitos andragógicos nas instituições de ensino.


Em 1959 obteve seu doutorado também na Universidade de Chicago e assumiu a função de professor na Universidade de Boston, responsável pela disciplina de educação para adultos. Em 1972, Knowles escreveu o prefácio do livro A Trainer’s Guide to Andragogy, de John D. Ingalls e Joseph M. Arceri, uma leitura essencial para quem pretende conhecer mais sobre a Andragogia. São mais de 200 páginas, abordando em 3 partes os conceitos andragógicos e as formas de a aplicações. Recomendamos a leitura!


Além do livro que citei anteriormente, outros livros também colaboraram muito para que educadores tivessem acesso a Andragogia. Sugerimos a leitura de alguns deles: Andragogy, not pedagogy (1968); The adult learner: a neglected species (1973); Andragogy in action: applying modern principles of adult education (1984).


Nós temos outro artigo sobre o ‘Pai da Andragogia’, então caso ainda não tenha lido, deixo aqui a sugestão: Fluxo Andragógico de Knowles.


Quer saber mais sobre Malcolm Knowles e seus feitos andragógicos? No curso de Andragogia temos uma aula de 22:52 minutos falando apenas dele. Te esperamos por lá!

 

Para referenciar o artigo, utilizar:

Beck, C. (2015). Malcolm Knowles: o pai da andragogia. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/malcolm-knowles/

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