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Foto do escritorCaio Beck

As limitações humanas na aprendizagem

Você já se pegou perdendo o foco durante uma longa sessão de estudo ou sentindo desconforto físico que distrai sua capacidade de aprender? Isso é o MBT em ação, um conceito crucial na educação de adultos que aborda nossos limites de atenção, conforto físico e necessidades básicas.


MBT, em inglês, é uma sigla para Maximum Brain/Butt/Bladder Tolerance, termos se referem, respectivamente, à capacidade máxima de concentração antes do cansaço mental, ao limite de conforto físico para permanecer sentado, e à necessidade de pausas regulares para ir ao banheiro. Juntos, abordam os aspectos cognitivos e físicos que podem influenciar a eficácia do aprendizado e a necessidade de gestão adequada dessas limitações em ambientes educacionais, especialmente para adultos.


Esse conceito faz parte de um amplo estudo sobre o reconhecimento das limitações humanas, que envolve a atenção limitada, o conforto físico e as necessidades básicas — que podem afetar significativamente a eficácia do aprendizado.


 

Brain Tolerance


A tolerância cerebral, ou 'brain tolerance', refere-se à nossa capacidade de manter a concentração e o foco em uma tarefa ou informação por períodos prolongados. Cada adulto tem um limite diferente, após o qual a eficácia do aprendizado diminui significativamente. Fatores como falta de sono, estresse ou mesmo a complexidade do material de estudo podem afetar esse limite. Técnicas como a divisão do conteúdo em blocos menores, a utilização de métodos de ensino variados e a incorporação de pausas mentais podem ajudar a otimizar a absorção do conhecimento dentro desse limite.


jovem estudante com os olhos fechados, cansado de estudar

Butt Tolerance


O conforto físico, ou 'butt tolerance', é frequentemente subestimado na educação de adultos. Permanecer sentado por longos períodos não só causa desconforto físico mas também pode levar à distração e diminuição da concentração. A integração de pequenas atividades físicas ou simplesmente mudar a postura pode fazer uma grande diferença. Encorajar os aprendizes a se moverem ou a realizarem exercícios de estiramento durante as sessões de aprendizado pode aumentar significativamente a capacidade de manter o foco e absorver informações.


aluna cansada com os olhos fechados

Bladder Tolerance


A tolerância da bexiga ou 'bladder tolerance', destaca a necessidade física de pausas regulares para utilizar o banheiro, algo que pode parecer trivial, mas tem um impacto significativo na capacidade de concentração e conforto do aprendiz. Programar intervalos adequados durante as sessões de aprendizado assegura que as necessidades físicas básicas não se tornem distrações, permitindo que o foco seja mantido no material de estudo. Essas pausas também oferecem oportunidades adicionais para a revisão mental do conteúdo aprendido, contribuindo para uma melhor retenção de informações.


aluno sentado em sala de aula com fome e sono

Esses elementos do MBT são fundamentais para entender e melhorar o processo de aprendizado em adultos. Reconhecendo e ajustando as práticas educacionais para atender a essas limitações, educadores podem criar um ambiente de aprendizado mais eficaz e acolhedor para os adultos.


 

Sabendo disso, vamos refletir sobre algumas estratégias eficazes que educadores e os próprios aprendizes adultos podem implementar para superar os desafios impostos pelas limitações de MBT e otimizar o processo de aprendizado. São elas:


  • Incorporar intervalos curtos, mas regulares, nas sessões de aprendizado. Durante essas pausas, encoraje os aprendizes a se levantarem, se esticarem ou realizarem uma breve atividade física. Isso não só ajuda a combater a "butt tolerance" mas também revitaliza a mente, abordando a "brain tolerance".

  • Alternar entre palestras, discussões em grupo, atividades práticas, e aprendizado baseado em projetos. A variedade mantém o cérebro estimulado e ajuda a prevenir a saturação cognitiva, facilitando a gestão da "brain tolerance".

  • Desenvolver atividades que exijam a participação ativa dos aprendizes, como jogos educativos, simulações, ou estudos de caso. Isso mantém a atenção e o engajamento elevados, otimizando a capacidade de aprendizado dentro dos limites do MBT.

E já que falamos dos aprendizes, eles também precisam conhecer as suas limitações e criar estratégias para isso. Sugiro algo como:


  • Reconhecer seus próprios limites de MBT e planeje suas sessões de estudo em blocos de tempo com pausas intercaladas. Utilizar técnicas como a Técnica Pomodoro (trabalhar focado por 25 minutos seguidos de uma pausa de 5 minutos) pode ser particularmente eficaz.

  • Ajustar sua área de estudo para maximizar o conforto físico. Considere uma cadeira ergonômica, uma mesa na altura adequada, e a possibilidade de um suporte para os pés. Isso pode ajudar a melhorar a "butt tolerance" e, por extensão, a capacidade de foco e aprendizado.

  • Manter-se hidratado e ter snacks saudáveis por perto pode ajudar a manter o foco e a energia. No entanto, é importante equilibrar a ingestão de líquidos para não exacerbar as necessidades de "bladder tolerance" durante períodos prolongados de estudo ou aulas.


Perceba que tudo é voltado a respeitar os nossos limites, portanto, implementando essas estratégias práticas, tanto educadores quanto aprendizes podem otimizar o ambiente de aprendizado, superando os desafios impostos pelo MBT e promovendo uma experiência educacional mais eficaz e gratificante.


 

Para referenciar o artigo, utilizar:

Beck, C. (2024). As limitações humanas na aprendizagem. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/limitacoes-humanas-na-aprendizagem


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