• Início
  • A Empresa
  • Cursos EAD
  • Eventos
  • Blog
  • Contato
Tem dúvidas? Entre em contato.
(41) 99239-6063
contato@andragogiabrasil.com.br
Login
Andragogia Brasil
  • Início
  • A Empresa
  • Cursos EAD
  • Eventos
  • Blog
  • Contato

Conceitos

  • Home
  • Blog
  • Conceitos
  • A aplicação imediata do aprendizado

A aplicação imediata do aprendizado

  • Postado por Caio Beck
  • Categorias Conceitos
  • Date março 2, 2015
  • Comentários 0 comentário

Um fato interessante na aprendizagem do adulto é que ele espera a aplicação imediata do aprendizado, de tudo aquilo que aprende em sala de aula, ou seja, possui pouco interesse por conhecimentos a serem úteis num futuro distante. Adultos preferem aprender a resolver problemas e desafios mais do que aprender simplesmente um assunto, e as motivações internas tais como, o desejo por uma promoção, a satisfação pela realização de uma ação recém-aprendida, são mais intensas do que as motivações externas como notas, aplicabilidade em pesquisas, reconhecimento acadêmico, etc.

O aprendiz adulto não deve ser tratado como se fosse um adolescente e estivesse apenas começando a entrar no labirinto da vida. Os professores devem ser capazes de compreender que este aluno (com mais idade do que eles, às vezes) requer desafios e sua atenção precisa ser despertada. Mais do que ficar ouvindo, passivamente, a exposição muitas vezes abstrata e tediosa de um assunto, precisa gerir seu aprendizado e seu desenvolvimento profissional.

A andragogia pode ser uma boa ferramenta didática, mas para isso o professor deve aprender que os adultos precisam que ele lhes ajude a compreender a importância prática do assunto a ser estudado, experimentar a sensação de que cada conhecimento fará diferença e mudará efetivamente suas vidas, mesmo que não sejam aplicados naquele momento.

Segundo Jacques Delors, a educação para o século XXI deve ser direcionada para os quatro tipos fundamentais de aprendizagem: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser:

Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Mas também aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.

Aprender a viver juntos desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências – realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.

Para caminharmos para esse caminho ideal, possibilitando a aplicação imediata do aprendizado, é preciso que o educador e os centros acadêmicos estejam preparados para atender as expectativas do aluno e portanto, será necessário que sejam introduzidos conceitos andragógicos nos currículos e abordagens didáticas dos cursos superiores.

Os estudantes precisarão que lhes indiquem o melhor caminho a ser seguido e que sejam estimulados a trabalhar em grupos, a desenvolver ideias próprias, a desenvolver um método pessoal para estudar, a aprender como utilizar modo crítico e eficiente, assim como os meios de informação disponíveis para seu aprendizado.

Concorda com isso? Deixe o seu comentário e acesse nosso outro artigo sobre o tema: Imediatismo da Aprendizagem.


Para referenciar o artigo, utilizar:

– Beck, C. (2015). A aplicação imediata do aprendizado. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/a-aplicacao-imediata-do-aprendizado/

Tag:4 pilares da educação, andragogia, aplicação do aprendizagem, aprendizagem, educação, ensino de adultos, jacques delors, teoria e prática, unesco andragogia

  • Share:
author avatar
Caio Beck

Educador, palestrante e consultor em Andragogia (educação de adultos), com mais de 10 anos de experiência em formação de adultos.

Formação Acadêmica: é licenciado em Administração de Empresas, especialista em Formação de Professores, Master em Educação, MBA em Gestão de Negócios e Doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho (Portugal).

Profissional referência nos conceitos andragógicos, idealizador do portal e autor de mais de 100 artigos sobre o tema.

Post anterior

O bom educador está sempre atualizado
março 2, 2015

Próximo post

O papel da experiência em sala de aula
março 2, 2015

Talvez você também goste disto.

funcoes-andragogo
As funções de um andragogo
1 novembro, 2021
aulas-50-minutos-ideais
Aulas de 50 minutos são ideais?
10 março, 2020
memorizar-nomes-dos-alunos
Como memorizar nomes dos alunos?
15 julho, 2019

Deixe seu comentário. Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

  • Autores
  • Conceitos
  • Notícias
  • Reflexões
  • Técnicas
  • Treinamentos

Últimos posts

Para quem deseja aprender, qualquer lugar serve?
17maio2022
As funções de um andragogo
01nov2021
“Não se ensina truque novo a cachorro velho”
21set2021
(41) 99239-6063 (WhatsApp)
contato@andragogiabrasil.com.br
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube

A empresa

  • A Andragogia Brasil
  • O Idealizador
  • Principais Clientes
  • Fotos das Turmas

Serviços

  • Cursos EAD
  • Cursos Presenciais
  • Consultorias & Palestras
  • Mentoria Educacional

Eventos

  • Eventos Digitais
  • Grupos de Estudos
  • Café Andragógico
  • Lives & Webinars

Referências

  • Como citar os artigos
  • Lista de autores citados
  • Lista de livros/artigos
  • Dicas de outros sites

© 2014 - 2022. Andragogia Brasil. Todos os direitos reservados.

  • Privacidade
  • Termos
  • Sitemap
  • MediaKit

Login com sua conta

Esqueceu sua senha?