top of page

Allen Tough: educador canadense

Nascido em Toronto, em 06 de janeiro de 1936, o professor Allen Tough, educador canadense, fez ótimas contribuições para a educação de adultos e aprendizagem autodirigida. Obteve o mestrado na Universidade de Toronto, instituição que o recebeu posteriormente como professor assistente. O seu doutorado foi realizado na Universidade de Chicago, na mesma época de Malcolm Knowles, inclusive, ambos foram orientados pelo Prof. Dr. Cyril Houle.


Fez estágio no departamento de Educação Continuada na Universidade de Chicago, foi professor associado do departamento de Educação de Adultos na Universidade de Toronto e deu aula de pós-graduação em Educação de Adultos na Universidade de Rajastão, na Índia.


Allen Tough escreveu dois ótimos livros: Learning without a teacher (1967) e The adult´s learning projects (1971). Se você ainda não os leu, recomendo que o faça. São duas obras de muito conteúdo, provocativas e que, mesmo sendo escritas há décadas, é muito atual. Costumo utilizar como referências nas formações andragógicas, pois Tough apresenta um conteúdo muito relevante.


 Learning without a teacher - Allen Tough
Learning without a teacher - Allen Tough

Sem dar muitos ‘spoilers’, o livro Learning without a teacher possui 10 capítulos e os 4 primeiros são incríveis. Tought trata sobre o que é a autoaprendizagem, apresenta exemplos reais nas escolas e nas universidades, assim como, faz várias relações sobre a aprendizagem autodirigida na educação de adultos. Inclusive, apresenta alguns programas e pesquisas feitas na Universidade de Stanford na década de 30, referenciando o artigo Independent Study in the Lower Division at Stanford University, de Edgar Robinson (1937).


Em 1978, Allen Tough foi considerado um dos seis autores mais citados (e um dos mais jovens) em uma pesquisa feita pela Associação Americana de Educação de Adultos. Inclusive, o livro The adult´s learning projects foi considerado um dos 5 melhores livros sobre educação de adultos, em uma pesquisa realizada por Brent Snow e Roger Hiemstra, em 1989.


Estima-se que mais de 90 projetos, em 10 países, foram inspirados nos trabalhos de Allen Tough. Seu livro Learning without a teacher é uma forte influência a Heutagogia, inclusive é utilizado como referência para muitos projetos de instituições de ensino que ‘ousam’ ensinar sem um professor em sala de aula, como é o caso da École 42, em Paris e no Vale do Silício.


Por curiosidade, em 1981, Allen Tough passou a estudar algumas áreas bem curiosas: a inteligência extraterrestre; e o futuro bem-estar da humanidade. Tais pesquisas resultaram no livro ‘Questões cruciais sobre o futuro’ (Crucial questions about the future, 1991).


No ano de 2005, concedeu uma entrevista para Robert Donaghy, um doutorando da Universidade de Tennessee, que estava investigando sobre alguns acadêmicos notáveis em aprendizagem autodirigida. Nesta conversa, Tough compartilha suas primeiras experiências e influências que o levaram a dedicar muitos anos de sua vida para a educação de adultos e aprendizagem autodirigida.


Na entrevista para Donaghy, Allen Tough conta sobre sua relação de amizade com Malcolm  Knowles, admitindo que o amigo “era um homem maravilhoso, um homem especial”. Relata também sobre os caminhos que ambos seguiram após o doutorado e destaca que Knowles atraiu muitos estudantes através de suas publicações sobre educação de adultos.


Através de Allen Tough, um educador incrível, descobri diversas pesquisas e artigos sobre a educação autodirigida (autoaprendizagem), que resolvi compartilhar aqui com vocês. Recomendo a leitura de 3 deles:


  • Snedden, David. Self-education: a needed emphasis proposals for adult education (1930).

  • Congreve, Millard. Toward independent learning (1963).

  • –Campbell, Vincent. Research on self-directed learning in the classroom (1964).

 

Para referenciar o artigo, utilizar:

Beck, C. (2019). Allen Tough: educador canadense. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/allen-tough/

bottom of page