728 x 90
728 x 90

Técnica de Richard Feynman

Técnica de Richard Feynman

Conheça a Técnica de Feynman, que de acordo com o autor, ajuda você a entender qualquer tema, seguindo quatro simples passos.

Richard Feynman (1918-1988), um norte-americano ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1965, garantia que existe uma técnica simples que ajuda você a entender qualquer tema.

Além de ganhar o Nobel, Feynman tinha uma mente obcecadamente curiosa. Foi um grande professor de ciências, admirado por sua impressionante facilidade em explicar complexos conceitos de forma simples. Como físico, trabalhou no projeto Manhattan, além de ter contribuído em diversos ramos da física como computação quântica, nanotecnologia e física de partículas.

Para o físico, há dois tipos conhecimento: Saber o nome das coisas e a outra em saber realmente saber algo. Existe uma frase sensacional de Feynman que resolvi compartilhar com vocês:

“Você pode saber o nome de um pássaro em todas as línguas do mundo, mas no fim das contas, você não saberá absolutamente nada sobre o que quer que seja o pássaro. Então, vamos observar o pássaro e ver o que ele faz — isso é o que conta. Eu aprendi bastante cedo a diferença entre saber o nome de algo e saber de algo.”

A receita para a real aprendizagem, segundo ele, é aplicada observando os quatro passos a seguir:

1. ESCOLHA UM TEMA DA SUA PREFERÊNCIA E COMECE A SE DEDICAR A ESSE ASSUNTO

Em um caderno anote tudo que você já sabe sobre o assunto, posteriormente vá incluindo as curiosidades que for descobrindo, acrescente nessa lista as coisas novas que ao decorrer dos dias foi apreendendo sobre o assunto.

2. ESCREVA DA MANEIRA MAIS SIMPLES QUE CONSEGUIR

Use o seu lado criança nessa etapa, explicando da forma mais simples possível ou até mesmo lúdica. Escreva como se estivesse falando para uma criança, parece bobagem, mas é uma etapa muito importante dentro da técnica. Evite usar qualquer termo que remeta que você já sabe algo sobre o assunto. Use uma linguagem simples! Seja detalhista e escreva realmente tudo que sabe sobre o conceito que foi escolhido.

3. RETORNE AOS LIVROS E PESQUISE MAIS SOBRE O TEMA

Na etapa dois você incluiu informações e é muito provável que algumas lacunas não tenham se conectado por completo. É o momento em que todos os dados devem fazer sentido para você, do aprendizado maior, caso perceba que ainda lhe falta alguma informação que lhe permita entender o assunto, volte aos livros e busque-a e só para quando realmente conseguir explicar o assunto de uma maneira que uma criança entenderia. Só então volte ao texto original e continue a escrever.

4. SIMPLIFIQUE AINDA MAIS E USE TEMAS APROXIMADOS PARA MAIOR CLAREZA DO ASSUNTO

A revisão do tema e as analogias vão favorecer e deixar sua compreensão mais clara possível. Nesse passo, é importante ler em alta voz, escutar o que foi escrito, e simplificar ainda mais o tema. Caso perceba que o conceito precisa ser mais compreensível.

Ao ler em voz alta tente notar se a explicação em algum momento não ficou de fácil entendimento, caso isso aconteça é um sinal que algo precisa ser melhorado, e talvez alguma informação precisa se conectar melhor para que você consiga falar sobre o assunto.

Faça um teste e compartilhe a sua experiência! 🙂

Vídeo sobre a técnica: https://youtu.be/FrNqSLPaZLc

Caio Beck
ADMINISTRATOR
AUTOR

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios.

Cancel reply