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O efeito Dunning-Kruger e sua relação com a educação de adultos

Foto do escritor: Caio BeckCaio Beck

Olá, queridos(as) leitores(as) do blog Andragogia Brasil. É uma satisfação enorme ter você aqui novamente! O nosso papo de hoje é sobre o efeito Dunning-Kruger. Diverta-se durante a leitura e não deixe de comentar ao final do post e de compartilhar com seus colegas.


O que é o efeito Dunning-Kruger?


De forma bem resumida, o Efeito Dunning-Kruger é um viés cognitivo que faz com que indivíduos que sabem pouco sobre um assunto se julguem especialistas. Essencialmente, é a tendência das pessoas que não têm conhecimento ou habilidade em alguma área a superestimar suas próprias capacidades.


Esse efeito foi descrito pelos psicólogos David Dunning e Justin Kruger (1999), da Universidade de Cornell, e publicado no Journal of Personality and Social Psychology. Segundo eles:


📌 "A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento."


Ou seja, quanto menos uma pessoa sabe, mais tende a achar que sabe tudo. Já aqueles que realmente dominam um tema costumam subestimar sua própria competência, pois compreendem a complexidade do conhecimento.


Isso pode levar a situações hilárias, como pessoas que assumem projetos sem a menor ideia de como realizá-los, acreditando que será fácil. Mas, no contexto da educação de adultos, esse fenômeno representa um grande desafio para educadores.


 

Dunning-Kruger e o Aprendizado na Vida Adulta


Nos treinamentos corporativos, assim como no ensino superior, é comum encontrar alunos adultos que reagem com frases como:


👩‍🏫 "Ah, isso eu já sei!"

🚀 "Isso é muito fácil!"

🔎 "Nunca vou aprender isso, é complicado demais!"


Mas será que eles realmente sabem? O estudo de Dunning e Kruger mostrou que muitas pessoas acreditam dominar um tema, mas, ao serem testadas, falham. No ensino de adultos, isso significa que alguns alunos podem rejeitar novos aprendizados simplesmente porque acreditam já saber tudo sobre um assunto.


Por outro lado, também encontramos o efeito inverso: adultos que realmente têm conhecimento, mas sofrem da “Síndrome do Impostor”, duvidando de sua própria capacidade e evitando compartilhar seus saberes.


O que fazer, então, para equilibrar confiança e humildade no aprendizado?


 

O Papel do Educador: Provocador ou Facilitador?


Este estudo exige atenção dos educadores, pois, se um aprendiz afirma que sabe algo, como identificar se isso é de fato um conhecimento real?


Na andragogia, a resposta está no diálogo constante entre educadores e aprendizes. Inspirado no pensamento socrático, o método andragógico incentiva o questionamento e a verificação contínua do próprio conhecimento. O(a) educador(a) deve atuar como:


Facilitador: Auxilia o aluno a confrontar sua própria compreensão da realidade.

Questionador: Provoca reflexões para que o aprendiz perceba suas próprias lacunas de conhecimento.

Mentor: Ensina a importância do aprendizado contínuo e do pensamento crítico.


📖 Segundo Knowles (1984), adultos aprendem melhor quando:


✅ O aprendizado faz sentido para sua vida.

✅ Têm autonomia para questionar e buscar respostas.

✅ Conseguem aplicar imediatamente o conhecimento adquirido.



 

Estratégias para Lidar com o Efeito Dunning-Kruger na Educação de Adultos


🔹 Criar um ambiente seguro para questionamentoSe o educador impõe conhecimento de forma autoritária, muitos adultos podem se sentir acuados e reafirmar que "já sabem" apenas para evitar constrangimento. Um ambiente de diálogo aberto e respeitoso favorece a aprendizagem.


🔹 Usar metodologias ativasAo invés de simplesmente transmitir conhecimento, incentive os alunos a testarem suas habilidades na prática. Simulações, estudos de caso e debates ajudam os aprendizes a perceberem suas próprias limitações.


🔹 Aplicar feedbacks estratégicosSegundo John Hattie (2009), o feedback eficaz deve ser específico, baseado em evidências e encorajador, ajudando os alunos a ajustarem suas percepções sobre seu conhecimento real.


🔹 Mostrar o caminho da maestriaO gráfico clássico do Efeito Dunning-Kruger mostra que, após um período de falsa confiança, vem uma fase de humildade e reconhecimento das próprias limitações. O educador pode usar essa informação para incentivar a aprendizagem contínua e o desenvolvimento de uma mentalidade de crescimento (growth mindset).


 

O Efeito Dunning-Kruger e as Fake News


📌 Quando os pesquisadores americanos realizaram este estudo, não foi levantada a questão das Fake News, mas é interessante refletirmos sobre isso.


Sabemos quando não sabemos nada, mas são os conhecimentos errados e a desinformação que nos fazem pensar que sabemos tudo. Pessoas que superestimam seus conhecimentos, muitas vezes, não fazem isso por maldade, mas porque foram levadas a crer que dominavam um tema sem nunca terem estudado de fato.


💡 Exemplo: Um indivíduo participa de uma roda de conversa e ouve que andragogia é apenas a educação corporativa. Essa informação incorreta fica registrada e, sempre que o tema surge, ele afirma: "Isso eu já sei!". O problema? Quando se depara com um artigo ou livro, ele resiste ao aprendizado, pois já formou uma crença equivocada sobre o tema.

E assim, a desinformação se perpetua.



 

Conclusão


O Efeito Dunning-Kruger na educação de adultos reforça a importância de ensinar não apenas conteúdos, mas também a habilidade de autoavaliação e pensamento crítico.


Se o educador atua como questionador e facilitador, promovendo um ambiente de diálogo, reflexão e prática, o aprendizado se torna mais profundo e transformador.


📌 A tecnologia nos dá acesso a informações, mas é a educação que nos ensina a interpretá-las.


💬 E você, já percebeu esse efeito no seu aprendizado ou no de outras pessoas? Compartilhe sua experiência nos comentários!


 

Referências


  • Dunning, D., & Kruger, J. (1999). Unskilled and Unaware of It: How Difficulties in Recognizing One’s Own Incompetence Lead to Inflated Self-Assessments. Journal of Personality and Social Psychology.

  • Hattie, J. (2009). Visible Learning: A Synthesis of Over 800 Meta-Analyses Relating to Achievement.

  • Knowles, M. (1984). The Adult Learner: A Neglected Species.

  • Sócrates. O Método Socrático e a Maiêutica.


 

Para referenciar o artigo, utilizar:

– Beck, C. (2025). O efeito Dunning-Kruger e sua relação com a educação de adultos. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/efeito-dunning-kruger

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