Ensino por unidades: plano Morrison
Hoje escrevo sobre um método não tão tradicional e pouco discutido, o ensino por unidades: plano Morrison, conhecido também como plano de unidades didáticas. Nessa proposta de ensino, ocorrem 5 fases: exploração, apresentação, assimilação, organização e recitação.
Fase de exploração: Pré-teste (sondagem para iniciar os estudos de uma unidade).
Consiste no professor efetuando uma sondagem a respeito dos conhecimentos do aluno em relação ao conteúdo que será estudado. Nessa comprovação, podem ser utilizados questionários ou técnicas de perguntas. Desse modo, o professor procura informar-se sobre o que sabem seus alunos a respeito da unidade e, do mesmo modo, procura despertar o interesse da classe para o assunto a estudar, procurando uma genuína motivação.
Fase de apresentação: Ensino (apresentação e elaboração da matéria).
É nesse momento em que o aluno entra em contato com os aspectos gerais do novo conhecimento , adquirindo uma visão de conjunto e globalizada do conteúdo da unidade. Uma vez que o professor já explorou os conhecimentos prévios por parte da turma, fará uma exposição do assunto, centrando o tema no essencial e adaptando-se à realidade de seus aprendizes.
Fase de assimilação: Verificação da aprendizagem.
O professor irá verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado na fase anterior, através do estudo dirigido, da pesquisa e da experiência. Nessa verificação, se aplicam muitas técnicas e ferramentas andragógicas como Troca de Saberes, Teste dos 3 minutos, Peer Tutoring, Roda de Conversa, etc. É importante que o professor verifique a aprendizagem individual e coletiva por parte da turma, para saber se foram assimilados os elementos fundamentais da unidade.
Fase de organização: Reorientação da aprendizagem (se for necessário).
Essa etapa se faz através de um trabalho de integração e revisão da aprendizagem, com o máximo envolvimento possível dos aprendizes. É possível elaborar um quadro sinóptico que abranja toda a unidade, segundo o conteúdo abordado. Assim que o professor verificou a aprendizagem, é preciso organizar o conteúdo de uma maneira clara e compreensível. O aluno é conduzido a resumir, em suas linhas mestras e temas principais, a unidade em estudo, ao mesmo tempo em que vai assumindo uma nova atitude frente ao assunto focado.
Fase de recitação: Nova verificação e, se os resultados forem satisfatórios, pré-teste para iniciar o estudo da nova unidade.
Assim como acontece em ferramentas como Deeper Learning e Rotação por Estações de Aprendizagem, os alunos fazem a apresentação oral sobre o conteúdo, ou parte dele, buscando compartilhar o conhecimento adquirido nas fases anteriores. O objetivo não é repetir ou recitar o que foi dito pelo professor, mas fixar o conteúdo, uma vez que o aluno adulto ao ensinar seus colegas de maneira horizontal, fixa bem melhor o conhecimento.
Morrison, um educador americano com experiências na Universidade de Chicago e em escolas de Portsmouth e New-Hampshire, partiu da suposição de que deve haver uma organização intrínseca material a ser ensinado que melhor se ajuste aos princípios da aprendizagem humana. O plano prevê três tempos para consolidar a aprendizagem: (1) estimulação; (2) assimilação; (3) reação.
Em resumo, o ensino por unidades significa:
→ estruturar o conteúdo numa totalidade coerente; promover adaptações de aprendizagens; desenvolver experiências e estudos de uma maneira que garanta a atuação do conteúdo na vida do aluno.
1ª fase: O que vocês já sabem sobre o tema?
2ª fase: Esse é o conteúdo.
3ª fase: Vocês assimilaram o que foi apresentado?
4ª fase: Vamos organizar o aprendizado, relacionando com a realidade de vocês.
5ª fase: Compartilhem com os colegas, através de suas palavras, o que foi aprendido.
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– Beck, C. (2016). Ensino por unidades: plano Morrison. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/ensino-por-unidades-plano-morrison/
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