• Início
  • A Empresa
  • Cursos EAD
  • Eventos
  • Blog
  • Contato
Tem dúvidas? Entre em contato.
(41) 99239-6063
contato@andragogiabrasil.com.br
Login
Andragogia Brasil
  • Início
  • A Empresa
  • Cursos EAD
  • Eventos
  • Blog
  • Contato

Conceitos

  • Home
  • Blog
  • Conceitos
  • Ciclo de Aprendizagem de Kolb

Ciclo de Aprendizagem de Kolb

  • Postado por Caio Beck
  • Categorias Conceitos, Técnicas
  • Date julho 15, 2016
  • Comentários 12 comentários

O Ciclo de Aprendizagem de Kolb foi criado pelo teórico de educação David A. Kolb – mestre e doutor pela Harvard University e fundador da Learning Based Systems. É um modelo de representação de como as pessoas aprendem, que atribui grande valor ao papel da experiência na aprendizagem.

Kolb descreve o processo de aprendizagem tendo como base um ciclo contínuo de quatro estágios: Experiência Concreta (agir), Observação Reflexiva (refletir), Conceitualização Abstrata (conceitualizar) e Experimentação Ativa (aplicar).

Passar por cada um deles é uma forma de refletir sobre o seu aprendizado. A seguir, veremos um pouco mais sobre cada etapa:

1. Experiência Concreta (Agir)

Ao desenvolver uma atividade em sala de aula, seja ela qual for, o aluno adulto absorve novas experiências concretas, tendendo a tratar as situações mais em observações e sentimentos do que com numa abordagem teórica e sistemática.

2. Observação Reflexiva (Refletir)

Nesse momento o aluno começa a pensar e refletir sobre a atividade que desenvolveu. Quais foram seus sentimentos e emoções? Se houve um desentendimento, por que se deu? Como ele se comportou e como outros se comportaram?

Os estudantes estão envolvidos em observar, revendo e refletindo sobre a experiência concreta do estágio anterior. As reflexões e observações neste estágio não incluem necessariamente realizar alguma ação.

3. Conceitualizar

Neste estágio os estudantes se desenvolvem e agem no domínio cognitivo da situação usando teorias, hipóteses e raciocínio lógico para modelar e explicar os eventos. O aprendizado situacional da etapa anterior, centrado no momento de uma experiência, pode ser ampliado em um grande aprendizado.

Esse é o momento que o aluno passa a pensar de forma lógica e sistemática. O entendimento é baseado na compreensão intelectual de uma situação, com alto nível de abstração.

4. Aplicar

Os estudantes estão envolvidos em atividades de planejamento, experimentando experiências que envolvem mudança de situações. Os estudantes usam as teorias para tomar decisões e resolver problemas. É o momento de colocar a teoria em prática, buscando exercitar o aprendizado de forma ativa. É o momento de gastar tempo com experimentações, influenciando e mudando variáveis em diversas situações.


O educador americano também identifica quatro estilos de aprendizagem, que são: divergente, assimilador, convergente e acomodador. Os estilos de aprendizagem são preferências na forma de perceber, organizar, processar e compreender a informação. Para Kolb a aprendizagem eficaz requer o movimento cíclico passando pelos quatro estilos de aprendizagem, embora usualmente estudantes prefiram um estilo em detrimento dos outros. Por este motivo, Kolb postulou que os estudantes desenvolvem-se mais em um destes estilos.

Divergentes: Têm como pontos fortes a criatividade e a imaginação. Recebem este nome por serem bons em situações que necessitem gerar uma variedade de ideias e implicações alternativas. A pergunta característica desse tipo de estudante é “Por quê?”.

Assimiladores: São fortes na criação de modelos teóricos e raciocínio indutivo, não focando no uso prático de teorias. Suas perguntas características são “O que há para se conhecer?” e “O que isto significa?”.

Convergentes: Destacam-se na resolução de problemas, tomada de decisões e aplicação prática de ideias. Utilizam raciocínio dedutivo e recebem este nome porque trabalham melhor em situações em que há uma só solução a uma pergunta ou problema. As perguntas características desse tipo de estudante são “Como?” e “O que posso fazer?”.

Acomodadores: Gostam de experiências práticas ao invés de uma abordagem teórica. Eles geralmente assumem riscos e resolvem problemas de uma maneira intutiva e em uma abordagem de tentativa e erro. As perguntas características desse tipo de estudante são “O que aconteceria se eu fizesse isto?” e “Por quê não?”.


Obs.: existem algumas referências que direcionam o Ciclo de Aprendizagem para Charles Kolb, porém o portal Andragogia Brasil verificou através de pesquisas, que o idealizador deste conceito é realmente David. A. Kolb, nascido em 1939.

Principal referência para leitura sobre o Ciclo de Aprendizagem de Kolb:

– Kolb, D. A. (1984). Experiential learning: Experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice-Hall.

Conheça também a Aprendizagem Vivencial, que está muito relacionada com o tema abordado neste artigo.


Para referenciar o artigo, utilizar:

– Beck, C. (2016). Ciclo de Aprendizagem de Kolb. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/ciclo-de-aprendizagem-de-kolb/

Tag:andragogia, aprendizagem, ciclo de aprendizagem de kolb, conceitualizar, david kolb, educação de adultos, estilos de aprendizagem, experiência concreta, kolb, observação reflexiva, professor

  • Share:
author avatar
Caio Beck

Educador, palestrante e consultor em Andragogia (educação de adultos), com mais de 10 anos de experiência em formação de adultos.

Formação Acadêmica: é licenciado em Administração de Empresas, especialista em Formação de Professores, Master em Educação, MBA em Gestão de Negócios e Doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho (Portugal).

Profissional referência nos conceitos andragógicos, idealizador do portal e autor de mais de 100 artigos sobre o tema.

Post anterior

Andragogia e o Triângulo Didático
julho 15, 2016

Próximo post

As Premissas do Modelo Andragógico
julho 27, 2016

Talvez você também goste disto.

funcoes-andragogo
As funções de um andragogo
1 novembro, 2021
aulas-50-minutos-ideais
Aulas de 50 minutos são ideais?
10 março, 2020
memorizar-nomes-dos-alunos
Como memorizar nomes dos alunos?
15 julho, 2019

    12 Comentários

  1. RITA MARIA BEZERRA
    setembro 28, 2018
    Responder

    ARTIGO RIQUISSIMO. CONFESSO QUE ME AJUDOU MUITO. PARABÉNS!

  2. Lucila Cardosos
    fevereiro 22, 2019
    Responder

    Objetivo e esclarecedor!

    • Caio Beck
      fevereiro 26, 2019
      Responder

      Agradeço pelo comentário, Lucila!

  3. Rosana Pinheiro
    maio 18, 2019
    Responder

    Olá! Existe algum tipo de teste/pesquisa de perfil, que possa ser aplicado nas pessoas, a fim de identificar seu estilo, para direcionar melhor num projeto de T&D?

    • Caio Beck
      maio 23, 2019
      Responder

      Olá Rosana, como vai?
      Existem alguns questionários/testes que você pode aplicar. Indico o VARK (Visual, Aural, Read/write, and Kinesthetic), que possui um embasamento bacana! Ele aponta a preferência de aprendizagem, o que diz muito sobre o perfil/estilo de cada participante.
      Sucesso em suas atividades!

  4. Marcia Rocha
    agosto 19, 2019
    Responder

    Muito obrigada pelas informações! Texto claro, conciso, excelente para uma apresentação que estou preparando para professores de inglês da rede pública. Parabéns.

    • Caio Beck
      agosto 19, 2019
      Responder

      Olá Marcia! Fico feliz pelo seu feedback.
      Espero que os demais textos possam contribuir para sua apresentação (e que seja um sucesso).

  5. JAIRO DE SOUZA
    junho 24, 2020
    Responder

    Muito bom

    • Caio Beck
      julho 12, 2020
      Responder

      Valeuuu, Jairo!

  6. Professora Quiteria
    janeiro 18, 2021
    Responder

    Teria uma idade especifica para fazer o teste ?

Deixe seu comentário. Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

  • Autores
  • Conceitos
  • Notícias
  • Reflexões
  • Técnicas
  • Treinamentos

Últimos posts

Para quem deseja aprender, qualquer lugar serve?
17maio2022
As funções de um andragogo
01nov2021
“Não se ensina truque novo a cachorro velho”
21set2021
(41) 99239-6063 (WhatsApp)
contato@andragogiabrasil.com.br
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube

A empresa

  • A Andragogia Brasil
  • O Idealizador
  • Principais Clientes
  • Fotos das Turmas

Serviços

  • Cursos EAD
  • Cursos Presenciais
  • Consultorias & Palestras
  • Mentoria Educacional

Eventos

  • Eventos Digitais
  • Grupos de Estudos
  • Café Andragógico
  • Lives & Webinars

Referências

  • Como citar os artigos
  • Lista de autores citados
  • Lista de livros/artigos
  • Dicas de outros sites

© 2014 - 2022. Andragogia Brasil. Todos os direitos reservados.

  • Privacidade
  • Termos
  • Sitemap
  • MediaKit

Login com sua conta

Esqueceu sua senha?