Permita-me contar uma breve história, caro(a) leitor(a): Recentemente, entrei em contato com uma notícia que, a propósito, chamou-me bastante a atenção. Um professor de filosofia de uma Universidade, decidiu ministrar sua aula em uma espécie de ‘Jardim’, nas próprias dependências …
De acordo com Malcolm Knowles (1970), em sua obra ‘The Modern Practice of Adult Education’, o educador de adultos deve assumir algumas funções em sala de aula. São ações básicas, porém importantes, que irão distinguir o nível de engajamento e eficácia da …
Olá, querido(a) leitor(a). Vamos para mais uma reflexão? Há um ditado muito conhecido: não se ensina truque novo a cachorro velho. A expressão é antiga. Na verdade, tem mais de 500 anos. John Fitzherbert, no século XVI, afirmou que é …
Olá, queridos leitores da Andragogia Brasil. Recentemente, li um livro do Carlos Brandão, intitulado “O que é educação” e tirei de lá uma ótima reflexão. Na página 40 da obra, Brandão fala que desde a Antiguidade Grega existem o que …
Essa é uma questão muito importante e para responder devemos compreender a história recente da educação e do formato tradicional de ensino.
Cada aprendiz possui um ritmo que foi desenvolvido durante a vida. Como o educador pode respeitar essas diferenças em sala de aula?
Existem diversos métodos, técnicas, conceitos e dicas para você trabalhar a memorização de nomes e rostos em sala de aula. Vamos conhecer?
Para essa questão, devemos olhar com muita atenção. Cada aprendiz possui sua própria motivação, necessidade e interesse pelo ensino.
Sala de Aula sem Professores, é possível? Neste artigo apresento conceitos e casos que defendem a autoaprendizagem na educação de adultos.
Allen Tough, educador canadense, investigou por muitos anos a aprendizagem autodirigida e foi colega de doutorado de Malcolm Knowles.