SJ Financial II - шаблон joomla Форекс

wrapper

Novidades

Um pouco de nossa história

Olá! Me chamo Caio Beck e gostaria de compartilhar contigo como começou o portal Andragogia Brasil.

O projeto nasceu no ano de 2012, quando comecei minha pesquisa sobre o tema Andragogia, pois trabalhava com treinamentos e iniciava meus estudos na área de educação. Devido as dificuldades encontradas em sala de aula, comecei as pesquisas sobre os conceitos andragógicos e descobri que essa arte já era aplicada há séculos. Li muito sobre o Método Socrático, as teorias educacionais de Platão, os Sofistas e vários outros pensadores e educadores da antiguidade. 

Me envolvi desde a primeira leitura e após alguns dias de pesquisas, já estava traduzindo um livro em alemão sobre Andragogia (Obrigado Google Translate). Como já fazia parte da minha rotina ensinar adultos, passei a aplicar os conceitos, métodos e os princípios que vários autores defendiam nas práticas andragógicas. Comecei a perceber uma boa receptividade pela parte dos alunos e isso me fez querer mais.

Em 2013 comecei meu Master em Educação e o tema do meu projeto foi Andragogia aplicada em sala de aula. Penso não estar exagerando, mas li um pouco mais de 200-250 artigos sobre o tema, tanto em português (que foram poucos), como em espanhol e inglês. Essa minha pesquisa inspirou a criação do primeiro portal sobre andragogia no Brasil. Comecei a escrever alguns artigos e a divulgar para educadores da minha rede de contatos. (Atualmente já foram publicados mais de 50 artigos no portal)

Recebo diariamente contato de estudantes e profissionais da área de educação que utilizam os artigos para embasamento em suas atividades pessoais e profissionais. Isso é o que move o portal, o reconhecimento de que estamos fomentando a área de educação de adultos e ajudando a divulgar os conceitos andragógicos em várias instituições de ensino pelo país.

O que me motiva a alimentar o portal é perceber a falha no ensino de adultos no Brasil, onde as instituições de ensino e a estrutura pedagógica clássica, são inadequadas para a realidade das salas de aula onde os aprendizes são adultos, seja em uma universidade, em um centro profissionalizante ou quaisquer outros tipos e níveis de formação.

Em pleno século XXI, não se pode admitir que a educação do adulto não seja permanente e continuada, já que chegamos em um nível onde a informação cresce muito rápido e o leque de conhecimentos básicos que o adulto precisa adquirir é cada vez maior, gerando então, uma real necessidade de atualização constante. A Andragogia aplicada em sala de aula faz com que o aluno aprenda a aprender, e que ele possa durante toda vida, independente dos centros de ensino, continuar construindo o seu saber. 

O conceito andragógico não foi criado há pouco tempo, já é aplicado há séculos em várias regiões do mundo. A questão é que o tema Andragogia chegou ao Brasil muito forte somente nos últimos 10 anos, já sabendo que em outros países as práticas andragógicas são adotadas há tempo considerável. Mesmo com o atraso em relação a outros países, existem muitos autores e professores brasileiros, inclusive alguns mencionados nesse projeto, que encaram a educação de adultos de uma forma diferente de como se ensina uma criança. 

Ainda são poucos os sites, blogs e profissionais falando sobre a Andragogia. Poderíamos estar mais evoluídos na educação de adultos, mas enquanto a prática andragógica não é tratada como deveria, faço o possível para incentivar outros educadores a aprenderem sobre os conceitos e que apliquem em suas salas de aula. Tanto eu, como o Portal Andragogia Brasil, temos alguns princípios e objetivos:

Independente se você atua ou não com a educação de adultos, sempre terá seu espaço na 'roda'. Basta se aproximar e compartilhar seus conhecimentos e as experiências. Farei o possível para transmitir o máximo de informações sobre os conceitos andragógicos, e é por isso que minhas pesquisas não param. Espero te encontrar em um evento sobre educação, assim como receber um e-mail seu com sugestões, dúvidas ou críticas. Será sempre bem-vindo(a)!

Sobre mim

 
 

Como já mencionei acima, me chamo Caio Beck e sou o idealizador do projeto Andragogia Brasil. Sou natural de Curitiba/PR, tenho 33 anos e há 9 anos atuo com educação de adultos, aplicando treinamentos e palestras por todo o Brasil na área de gestão, planejamento, empreendedorismo e educação. Trabalhei com gestão de pessoas e educação empresarial em empresas como Sertech Treinamentos, Sucesso em Vendas, OXS, Tecnosolo, ATP Engenharia, Molla, Lee, Hering e algumas outras.

Atualmente ministro treinamentos e palestras para empresas como Petrobras, Vale, Usiminas, Alstom, Intelbras, Embraer, OAS, BP, Furnas, Eletrobras, Enesa, Camargo Correa, Intelbras, Odebrecht, Senai, Sest-Senat, ArcelorMittal, Liebherr, Locar, OneSubsea, Hydro, entre outros. Já capacitei mais de 2.600 profissionais em 240 empresas, em todo o território nacional e em países como Argentina, Chile, Espanha, Moçambique e Portugal.

Minha motivação sempre foi trabalhar com pessoas e quando passei a entender que o ser humano adulto precisa ser motivado e que existem ferramentas e métodos para isso, passei a estudar a educação de adultos (Andragogia). Iniciei uma pós graduação em Formação de Professores, mas por ser baseada nos conceitos pedagógicos não despertou meu interesse e decidi que iria atrás de uma instituição que me capacitasse como andragogo. Encontrei na Espanha um Master en Educacíon que foi muito útil para meu aprendizado em Andragogia. Em 2016 conclui mais uma especialização em Gestão de Negócios pela ESIC Marketing & Business School.

Desde 2013 tenho feito inúmeros cursos, 'devorado' livros sobre o tema e ensinado adultos. É o que pretendo fazer pelos próximos anos e é claro, poder compartilhar tudo isso com vocês! No ano de 2016 lancei o curso de Andragogia (EAD), com o objetivo de compartilhar o conhecimento nas práticas andragógicas e até o final de setembro/2017, 102 alunos haviam concluído o treinamento e os comentários/feedbacks foram os melhores possíveis.

Os treinamentos de Andragogia na modalidade incompany foram acontecendo e muitos instrutores, gestores e profissionais de RH foram capacitados. Três grandes empresas treinadas foram: Intelbras, Stara e o Instituto Legislativo Brasileiro (Escola do Senado). Também apliquei treinamentos para professores, coordenadores e diretores de instituições de ensino. Destaco três ótimas experiências, na Mackenzie/IBAPE (onde participaram 19 professores de pós-graduação e cursos abertos), na FADBA (onde participaram quase 50 professores) e na FAE (onde participaram professores e coordenadores de pós-graduação).

Por estar inserido no meio acadêmico, também sou professor de pós-graduação, tendo ministrado turmas em universidades e escolas de negócios em diversas partes do Brasil. Destaco duas ótimas instituições: ESIC Business School (Curitiba/PR) e Universidade São Lucas (Porto Velho/RO).

Além de motivar, ensinar e desenvolver pessoas, gosto de conhecer o ser humano adulto. É sempre uma satisfação conhecer culturas diferentes e formas de pensar. Já viajei bastante aplicando treinamentos e em cada sala de aula, me sinto realizado em ouvir os alunos compartilhando suas experiências comigo e com seus colegas. Além de Curitiba, morei em São Paulo/SP, Salvador/BA e em Dublin/Irlanda. Já conheci muita gente, em diversas salas de aula e espero um dia poder te conhecer.

Me considero um especialista em educação de adultos e o que tento fazer através da Andragogia Brasil é compartilhar tudo o que aprendo sobre os conceitos andragógicos. Posso garantir que todos os conceitos de autores como Freire, Kapp, Knowles, Lindeman, Rosenstock, Furter e outros, são aplicados por mim e faço o possível para testar a receptividade dos alunos para dar um feedback para você (leitor) sobre os resultados.

Como posso lhe ajudar:

  • Caso você seja um empresário ou represente uma empresa, posso: aplicar um treinamento para sua equipe; ministrar uma palestra em sua organização; capacitar sua equipe de educadores/instrutores/gestores nos métodos andragógicos.
  • Caso você seja um educador, consultor, coach, profissional de RH ou semelhante: indico que faça um curso de Andragogia. Você pode realizar o curso através da modalidade presencial ou EAD (educação a distância). Garanto que o aprendizado é único e imperdível!
  • Caso você seja um estudante na área de educação: sugiro que leia os diversos artigos sobre os conceitos andragógicos e caso não encontre algo no portal, fique totalmente a vontade para me enviar um e-mail e perguntar sobre um tema específico. Pode ser que eu aborde ele nos cursos e não tenha colocado ainda no portal.

Seguem meus contatos:

E-mail:

Skype: caio.beck

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/andragogia

Telefone: (41) 99263-6063 (WhatsApp)

Curta a nossa página!