top of page

Palestra de Miguel Nicolelis


Miguel Nicolelis dispensa apresentações, mas caso você nunca tenha ouvido/lido sobre este ‘jovem’ e simpático cientista, saiba que ele é considerado um dos maiores neurocientistas do mundo. A palestra de Miguel Nicolelis me chamou muito a atenção e, por isso, resolvi escrever sobre ela.


Miguel Nicolelis
Miguel Nicolelis

Até 2017, ano de escrita deste artigo, Miguel liderava um grupo de pesquisadores da área de Neurociência na Universidade Duke (Estados Unidos) e também o projeto do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (RN).


Na palestra que assisti durante a Campus Party (São Paulo/SP – 2017), o cientista falou sobre a importância do cérebro como um ‘criador de tudo’. Miguel deu vários exemplos do poder das pessoas que conseguem utilizar o cérebro para despertar a genialidade e superar qualquer tecnologia.


Campus Party - 2017
Campus Party - 2017

Um jovem paraplégico usou o exoesqueleto e chutou bola na abertura da Copa no ano de 2018. A tecnologia foi desenvolvida pela equipe liderada pelo cientista, mas o grande segredo foram os estímulos recebidos pelo Juliano Pinto, 29 anos, ao dar o ‘chute simbólico’. O cérebro foi fundamental nesse processo.


Uma ótima dica para educadores e aprendizes (em qualquer área) é conhecer como o cérebro funciona e passar a utilizá-lo como uma ferramenta para aprender, ser mais criativo e produtivo. Na palestra de Miguel Nicolelis comecei a pensar sobre a possibilidade de provocar meus alunos em sala de aula, para que utilizem para o cérebro, não apenas de forma tradicional, e sim, criativa.


A maioria dos exemplos apresentados por Miguel foram de suas experiências com animais, onde sua equipe conhecia e analisava o comportamento e estímulos que o cérebro recebia em várias situações. Conforme ele apresentava seus exemplos, passei a relacionar muito com a forma com que os alunos adultos aprendem, se relacionam e recebem estímulos (ou não) de seus educadores.


Conhecer o cérebro, os processos neurais, as redes que se estabelecem, os neurônios que se ligam e fazem novas sinapses, se torna um diferencial para os educadores, afinal, ensinamos seres pensantes, com decisões próprias e com tendências ao autoconhecimento.


Já falamos muito sobre aprender a aprender, diversas técnicas de aprendizagem e formas de otimizar os estudos. O cérebro é capaz de fazer ligações impressionantes, e conhecê-las nos ajuda a aprender e ensinar melhor, consequentemente, criaríamos um ambiente de aprendizagem com ótimos resultados.


Fica aqui a nossa dica: Conheça seu cérebro!


Se você se interessa por esse conteúdo, pode procurar a palestra de Miguel Nicolelis no Youtube, que no momento desta postagem, se encontra disponível no canal da Campus Party.

bottom of page