fbpx
728 x 90
728 x 90

Joan Allsop: educadora australiana

Joan Allsop: educadora australiana

Hoje escrevemos sobre a educadora australiana Joan Allsop, forte influência na área de educação de adultos e na aprendizagem ao longo da vida.

Nascida em 1912, em Queensland (Austrália), Joan Allson foi a primeira australiana a obter o título de doutora em Educação de Adultos (Universidade de Columbia). Durante a década de 50, ministrou aulas de Educação de Adultos em instituições australianas e sempre esteve envolvida no incentivo a aprendizagem ao longo da vida.

Fez parte da Associação Australiana de Educação de Adultos; do Centro de Educação Continuada da Universidade de Sidney (onde estruturou a primeira turma de pós-graduação em Educação de Adultos); foi editora do Jornal Australiano de Educação de Adultos (1971-1973); e escreveu um artigo que ficou bem conhecido: Educação para adultos na universidade inglesa.

Aos 60 anos de idade, esteve presente na CONFINTEA III (3ª Conferência Internacional de Educação de Adultos), que aconteceu em 1972, na cidade de Tóquio (Japão), época em que Allsop era editora da Agência Asiática de Educação de Adultos do Pacífico Sul. Participaram da conferência internacional cerca de 400 pessoas que atuavam com a educação de adultos e um dos temas abordados foi justamente a aprendizagem ao longo da vida, causa que Allsop defendeu durante muitos anos.

Por curiosidade, a CONFINTEA III resultou no ótimo trabalho da UNESCO (1976) chamado “Recomendações sobre o desenvolvimento da educação de adultos”, considero por muitos como uma ‘espécie de Carta Magna da educação internacional de adultos’. Se você ainda não leu esse documento, recomendamos! Apesar de ser um documento de 40 anos atrás, é muito interessante e você encontra facilmente na internet.

Em 1976, Des Crowley escreveu um artigo sobre a Dra. Joan Allsop no Jornal Australiano da Educação de Adultos, com o título: Tribute to Dr Joan Allsop. Nesta época, o jornal havia se tornado uma referência internacional em sua área de publicação, e muito se deve aos esforços de Allsop, juntamente de John Shaw, editor que lhe ajudou nos anos anteriores.

Joan Allsop educadora australiana

Joan Allsop ao centro.

Joan Allsop se aposentou em 1977 e ao longo de sua carreira acadêmica/profissional fez uma série de contribuições significativas para o campo da educação de adultos. Em 1981 foi nomeada como membro da Ordem da Austrália (AM) por seus serviços no campo da educação de adultos, e continuou seu envolvimento com a educação de adultos, como líder voluntária de grupos para mulheres, durante os anos 80 e 90.

Joan Allsop e Madge Dawson, foram as pioneiras no movimento feminino no departamento de Educação de Adultos na Universidade de Sidney e consideradas como principais inspirações para muitas mulheres australianas. Juntas trabalharam a educação de muitas mães, que na época não tinham o merecido acesso à formação.

Joan Allsop, educadora australiana, morreu em 2000, aos 87 anos. Em 2011 foi nomeada ao Hall da Fama da Educação de Adultos e Educação Continuada, organização fundada pela Universidade de Oklahoma.


Para referenciar o artigo, utilizar:

– Beck, C. (2019). Joan Allsop: educadora australiana. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/joan-allsop-educadora-australiana/

Caio Beck
ADMINISTRATOR
AUTOR

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios.

Cancel reply