SJ Financial II - шаблон joomla Форекс

wrapper

Novidades

Artigos

Por que os alunos não gostam da sala de aula?

"Eu quero ir à escola um dia por semana, porque nesse dia posso aprender tudo o que me ensinam e os outros dias tenho para brincar". Essa frase foi dita por um garoto colombiano de 6 anos e reflete muitos pensamentos, não só de crianças, como de adolescentes e dos próprios adultos.

Qual é o aluno que gosta de estar em sala de aula? Veja bem, não confunda essa pergunta provocativa com 'gostar de estudar', ou 'gostar de novos conhecimentos', são coisas diferentes. Quero gerar uma reflexão sobre como utilizamos o tempo em sala de aula e se de fato, não damos razões aos nossos aprendizes para que surja esse desgosto.

Leia mais

As 3 peneiras da sabedoria (Sócrates)

Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:

- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

Leia mais

Como trabalhar uma turma heterogênea?

Recebi recentemente a seguinte pergunta de uma professora de São Paulo: "Como motivar uma turma com 50 alunos e heterogênea?". Em vez de responder apenas para ela, prometi que faria um artigo sobre esse assunto, que é algo muito debatido nos treinamentos de Andragogia que venho aplicando em instituições de ensino.

Começo com uma afirmação 'polêmica': Quanto mais diferença em sala de aula, melhor!

Leia mais

Definindo uma atividade de ensino

Vamos para mais um artigo, desta vez tratando as atividades educacionais aplicadas por professores. Primeiro, penso que seria legal entendermos que uma atividade é uma série de ações e operações, com um motivo e um objetivo. Para facilitar: Por que faço isso? É o motivo. Para que faço isso? É o objetivo. O sentido da atividade, de acordo com Leontiev (psicólogo soviético), depende da relação entre motivo e objetivo.

Leia mais

Curta a nossa página!