SJ Financial II - шаблон joomla Форекс

wrapper

Novidades

Artigos

O que afeta o rendimento acadêmico?

Recentemente tive contato com uma pesquisa feita pela Universidade Nacional da Colômbia, onde algumas problemáticas foram identificadas como os principais fatores no baixo rendimento acadêmico. Dentre eles estavam: fatores pessoais; fatores acadêmicos; fatores socioeconômicos; fatores institucionais.

Leia mais

"Professor, quero ser inteligente!"

Quando nos tornamos adultos, experimentamos mudanças em nosso interior, que na maioria das vezes, envolve perder ilusões que durante a infância e a adolescência foram benevolentes a respeito da realidade. Nos tornamos "gente grande" e passamos a dar valor ao entendimento de coisas que pareciam não nos importar em outra época.

Em sala de aula, o aprendiz adulto está consciente da realidade a qual ele está inserido, conhece os desafios e sabe que para superá-los precisa desenvolver competências. Nunca ouvi um adulto me falar em voz alta: "Caio, quero ser inteligente!", mas entendo que todos que ali estão, 'cobiçam' a inteligência. Sendo assim, te pergunto: Professor, você faz com que seus alunos saiam mais inteligentes da sala de aula?

Leia mais

Autoavaliação em sala de aula é possível?

Hoje escrevo sobre a autoavaliação em sala de aula, algo que foge um pouco do modelo tradicional de ensino, mas que algumas instituições (com a cabeça lá na frente) já estão adotando.

Quando falo de autoavaliação estou me referindo a participação do aluno na identificação e seleção de padrões/critérios aplicados em sua própria aprendizagem. É o saber olhar para dentro e analisar seu desempenho, suas atitudes, seus resultados atingidos.

Leia mais

As Teorias Motivacionais de Herzberg e Nishibori-kondo

No artigo de hoje quero tratar de duas teorias motivacionais que fazem todo o sentido em nossa sala de aula com alunos adultos. A primeira delas é a teoria de Herzberg, que sustenta-se em dois princípios: a satisfação e a insatisfação. Já a teoria de Nishibori-kondo, volta-se mais para a criatividade e sociabilidade.

Leia mais

Curta a nossa página!