SJ Financial II - шаблон joomla Форекс

wrapper

Novidades

Artigos

Observe seus alunos (Registros Anedóticos)

Hoje escrevo sobre algo que foi tema de uma conversa recente que tive com 2 professores universitários. Meus colegas comentavam que identificar 'quem são' os alunos é algo muito complicado, que não dá tempo de conhecer individualmente cada aprendiz e me perguntaram sobre alguma técnica possível de ser aplicada. Um deles comentou, que após 1 semana já nem lembra mais quem são os alunos.

Em 1954, um psicólogo americano chamado John C. Flanagan, trabalhava o que conhecemos por Critical Incident Technique - CIT (Técnica de Incidente Crítico), uma série de procedimentos para a coleta de observações diretas do comportamento humano. Nesta técnica, Flanagan introduziu uma ação chamada de 'registro anedótico', que tomei a liberdade de relacionar com práticas do ambiente educacional.

Leia mais

As Ciências Agógicas

No artigo de hoje compartilho com vocês alguns pensamentos sobre o que chamo de "ciências agógicas". Para facilitar o entendimento, vamos refletir sobre o significado de 'gogia'.

Com certeza você já ouviu falar de pedagogia, demagogia, andragogia, heutagogia, dentre várias outras palavras terminadas com 'gogia'. O termo vem do grego agogos ou da raiz agein (ἄγειν), que significa ‘guiar ou conduzir’ alguém. Por exemplo: “Pedagogo” é “aquele que conduz a criança” – através dos estudos; “Demagogo” é “o que conduz o povo”, nem sempre por métodos éticos ou a um destino melhor.

Leia mais

Desperte vontade em aprender, seja um mestre

Olá Andragogos, tudo bem com vocês?

Começo o texto de hoje citando uma frase de Içami Tiba, que retirei do excelente livro 'Ensinar Aprendendo': O professor impõe o aprendizado, precisa cobrar a matéria. O mestre desperta a vontade de aprender.

Leia mais

A Andragogia é a 'Panaceia' da educação?

Como sempre, inicio o artigo trazendo a explicação do título. Panaceia é uma palavra com origem no grego panákeia, sendo que pan significa "todo" e ákos significa "remédio". Desta forma, a palavra indica uma substância que cura todas as doenças. Vale citar também que na mitologia grega, Panaceia era a deusa da cura, irmã de Hígia, deusa da saúde e higiene.

É comum receber de meus alunos a seguinte pergunta: Caio, você acha que a Andragogia é a solução para a educação brasileira? Vou compartilhar com vocês, o que sempre respondo para eles. A Andragogia, por mais que seja considerada uma solução por muitos autores, pensadores, filósofos, etc, não pode ser a cura para todos os males. Você pode encará-la como uma ciência, uma arte, uma metodologia, uma ferramenta, ou até mesmo como um suporte aos educadores de adultos.

Leia mais

Curta a nossa página!