SJ Financial II - шаблон joomla Форекс

wrapper

Novidades

A principal definição é creditada a Malcolm Knowles (conhecido como o 'Pai da Andragogia'): "é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender". Na visão da Andragogia Brasil, é uma ciência da educação onde aprende-se sobre os adultos e a utiliza-se os melhores métodos para ensiná-los. São 'novos' caminhos e estratégias de aprendizagem, que podem ser aplicados tanto no mundo empresarial, quanto no acadêmico, ou seja, em qualquer sala de aula.

Uma educação baseada em um modelo andragógico sustenta-se em algumas premissas, dentre elas, a experiência do aluno, o autoconhecimento e a motivação. Para se ter a atenção de um adulto, é necessário fazê-lo sentir que está ganhando algo prático e real, que agrega valor na sua vida pessoal e/ou profissional. Assim que despertar o interesse de um adulto, terá a sua possível participação no processo de aprendizado e poderá "utilizá-lo" como parte de sua didática.

Os princípios andragógicos estão muito relacionados com a história da educação de adultos, com a filosofia, neurociência, psicologia do desenvolvimento humano, dentre outras áreas. Se tornar um andragogo é passar a dedicar-se aos estudos da educação, compreender o comportamento humano e estar atualizado com as práticas de ensino e aprendizagem.

O objetivo da Andragogia Brasil, é compartilhar experiências nas práticas andragógicas e apresentar conceitos, teorias e competências que podem ser muito úteis para professores, instrutores e gestores, como parte integrante das atividades de educação. Desde 2012 já capacitamos mais de 300 educadores, em diversas regiões do Brasil, tanto em universidades, como em empresas que apostam em uma prática de ensino eficaz e atualizada. 

Se você quiser saber mais sobre A História da Andragogia, sugerimos esse artigo.

  


 

Leia mais definições sobre Andragogia

Definição 1 Wikipedia - Português / Wikipedia - Inglês
Definição 2 Canal do Educador
Definição 3 Info Escola

Onde surgiu?

O conceito de Andragogia surgiu em 1833, através do professor alemão Alexander Kapp. Desde então, vem evoluindo e sendo muito aplicada em sala de aula.

Conheça a história da Andragogia.

Como aprender?

No Brasil ainda não temos um curso de graduação de Andragogia, mas há diversas formas de se aprender sobre como ensinar os adultos.

Dicas e Orientações sobre como aprender Andragogia

Para que serve?

Descubra para que serve a Andragogia e como aplicá-la para melhorar os ensinos em sala de aula. Conheça suas vantagens e formas de aplicações!

Clique aqui.

Quem ensina?

Listamos aqui algumas instituições nacionais e internacionais que oferecem cursos técnicos e especializações voltadas para o ensino de adultos.

Clique aqui.

Quem já utiliza?

Conheça alguns cases de empresas e educadores que utilizam os princípios andragógicos em salas de aulas e nas organizações.

Clique aqui.

Andragogia fora do Brasil.

Muitos países já utilizam a Andragogia em seus cursos superiores. Conheça alguns exemplos de lugares onde já aplicam os conceitos andragógicos.

Clique aqui.

Curta a nossa página!